Blog K8

Vantagens de usar link de pagamento na gestão de cobranças e recebíveis

O mercado financeiro está em constante evolução. Nesse sentido, a busca por soluções eficientes para a gestão de cobrança e recebíveis é uma realidade para as empresas. Em tal cenário, a utilização do link de pagamento tem ganhado espaço cada vez maior. 

Neste artigo, vamos explicar o que é esse link, suas vantagens, seus riscos e outras dúvidas comuns sobre o tema.

O que é link de pagamento?

O link de pagamento é um link personalizado para que o cliente realize o pagamento de um produto ou serviço. Com essa tecnologia, o vendedor envia o link para o cliente. Esse envio se dá por meio de SMS, aplicativos de mensagens, e-mails ou até mesmo pelas redes sociais. 

O consumidor então efetua o pagamento de forma rápida, segura e de onde desejar. Não há a necessidade de informar os dados do cartão de crédito a terceiros ou acessar o site do fornecedor. É como uma máquina de cartão online.

E qual é a vantagem do link de pagamento? O que ele traz de benefícios para a gestão de cobrança e recebíveis?

Quais são as vantagens do link de pagamento?

A utilização do link para receber pagamentos traz diversas vantagens para a gestão de cobranças e recebíveis das empresas. 

Uma das principais vantagens é a praticidade na hora de realizar a cobrança. O recurso reduz significativamente os custos operacionais. Isso porque dispensa a impressão e o envio de boletos bancários, por exemplo.

Outra grande vantagem é a segurança nas transações. A tecnologia de pagamento on-line é altamente segura, com criptografia dos dados do cartão de crédito. Há ainda a utilização de tokenização para garantir a privacidade do cliente. 

Além disso, a ferramenta permite a automatização da gestão de cobranças. Ela faz a emissão automática de notas fiscais, o controle de prazos de vencimento e o registro de pagamentos recebidos.

Um grande benefício é o aumento das vendas, que ocorre por vários motivos:

  • Uso em vendas parciais, recorrentes e avulsas.
  • Facilidade na hora de lançar promoções, pois é possível personalizar o link com data de expiração.
  • Facilidade nas vendas, já que não é preciso loja virtual nas vendas on-line, nem maquininha nas vendas presenciais.

Para usufruir dessas vantagens, recomenda-se utilizar um sistema de gestão de cobranças e recebíveis. Este permite a geração do link, o monitoramento das vendas e o controle de pagamentos.

No que diz respeito às vantagens do recurso na gestão de cobrança e recebíveis, especificamente, podemos citar outros benefícios:

  • O link facilita a gestão financeira do negócio, já que o processo de recebimento é automatizado. 
  • A facilidade de uso torna o processo de pagamento mais simples e ágil para o cliente, aumentando as chances de recebimento.
  • A flexibilidade de pagamento (cartão, PIX ou boleto) oferecida pelo link aumenta as chances de receber o pagamento e acomoda a preferência do cliente.
  • A automação do processo de cobrança reduz a necessidade de recursos humanos para essa atividade. Isso proporciona redução de custos e impacta positivamente essa gestão.

Dúvidas comuns sobre o uso de link para receber pagamentos

Quais são os riscos do link de pagamento?

Apesar de trazer inúmeras vantagens, a utilização do link também apresenta alguns riscos para as empresas:

  • Possibilidade de fraudes nas transações, como o uso indevido dos dados do cartão de crédito do cliente. Por esse motivo, é importante escolher uma plataforma de pagamentos segura e confiável, preferencialmente certificada pelo PCI.
  • Instabilidade da plataforma de pagamento, que pode resultar em falhas na emissão do link ou no processamento do pagamento. 
  • Atrasos nas cobranças e comprometimento do fluxo de caixa da empresa, caso aconteça instabilidade da plataforma.

Qual é a melhor opção para link de pagamento?

Existem muitas opções de plataformas disponíveis no mercado que oferecem o link como recurso. É o caso do software de gestão de cobrança.

Porém, a melhor opção é aquela personalizada para as necessidades e as demandas da sua empresa. Ela deve também oferecer segurança e confiabilidade para a gestão de cobrança e recebíveis.

Como cobrar um cliente com link de pagamento?

A cobrança com link é muito simples, veja:

  1. Acesse seu sistema de gestão de cobrança e recebíveis.
  2. Crie o link com as informações necessárias, como o valor da cobrança e o prazo de vencimento.
  3. Escolha quais opções de pagamento ficarão disponíveis para o seu cliente.
  4. Envie o link para o cliente por meio do canal de comunicação mais adequado, como e-mail ou WhatsApp. 

O link de pagamento é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas para a gestão de cobrança e recebíveis. Além de ser uma opção prática e econômica, oferece segurança e confiabilidade nas transações. Isso, é claro, desde que sejam escolhidas plataformas de pagamento seguras e confiáveis. 

Saiba como implementar o pagamento por cartão de crédito!

Artigos Recentes

Chargeback: Um Guia Completo de Soluções Práticas

Criado para proteger os clientes de cobranças indevidas, o chargeback e suas implicações ainda são pouco conhecidos no mundo dos negócios. Aqui, explicamos tudo sobre essa prática muito importante tanto para o cliente quanto para o vendedor.

Fale com um especialista e transforme seu negócio.

Receba contato de um especialista K8, saiba quais soluções vão melhor lhe atender.