Com o início de mais um ano, as empresas se esforçam para realizar ou consolidar seu planejamento anual. Esse momento é especialmente importante para quem vem percebendo dificuldades de atingir ,metas e objetivos institucionais.
É chegada a hora, portanto, de avaliar quais foram os pontos críticos de sucesso ao longo dos últimos períodos. Assim, pode-se compreender como tais experiências serão úteis no planejamento financeiro de 2023. Mais do que isso, é fundamental:
- estabelecer análises de cenário;
- pactuar novas metas;
- mobilizar os recursos necessários para chegar aos melhores resultados.
Pensando em ajudar você e seu negócio ao longo desse processo, preparamos este conteúdo exclusivo. Nosso texto está repleto de dicas e informações sobre como estruturar seu planejamento anual. Ficou interessado? Continue a leitura para saber mais.
Qual é a importância de um planejamento anual?
Você já ouviu aquela velha máxima de que todo caminho serve para quem não sabe aonde está indo?
Essa expressão de sabedoria popular resume bem a importância do planejamento, em especial do planejamento anual. Afinal, com coordenação de esforços e metas claras, uma instituição se torna capaz de determinar aonde gostaria de chegar.
A atuação reativa, na qual a organização simplesmente implementa ações no calor do momento, será sempre o pior cenário. As chances de êxito em qualquer iniciativa empresarial, com resultados duradouros, são antecedidas por algum esforço de planejamento. Nesse processo, é indispensável reconhecer:
- as próprias ,fragilidades;
- o panorama de mercado no qual está inserido;
- os recursos à disposição para atuar.
É justamente desse trabalho que falaremos a seguir.
Como organizar o planejamento anual de uma empresa?
Entenda como liderar o processo de planejamento anual em sua empresa.
Avalie os pontos críticos do planejamento do ano anterior
O planejamento financeiro de anos anteriores e suas eventuais inconsistências têm muito a ensinar. Os problemas percebidos podem ser discutidos junto às principais lideranças da empresa. Essa é uma tentativa de identificar suas causas e analisar as ações implementadas.
Desde que haja um aprendizado consolidado com esse trabalho, o planejamento anual de 2023 terá mais chances de sucesso. Nesse caso, os chamados “erros velhos” tendem a não se repetir.
Torne permanentes as experiências consideradas positivas
Assim como os erros nos ensinam, as experiências exitosas também podem pautar o modus operandi do planejamento anual. O investimento numa ação de marketing específica, por exemplo, capaz de atrair novos prospects, pode ser replicado no próximo ano.
Ao mesmo tempo, um novo ,mecanismo de controle para cumprimento de obrigações tributárias pode fazer parte do seu planejamento. Cada caso deve ser avaliado individualmente para identificar a melhor iniciativa para aquele ano. Afinal, mais do que dar continuidade a algumas ações, é preciso compreender sua adequação a um novo contexto.
Defina metas e objetivos com clareza
Não podemos falar em planejamento anual sem tratar da importância de estabelecer metas e objetivos claros. Esses dois elementos são o grande norte de qualquer ação.
Nesse sentido, o objetivo é representar aquilo que se deseja alcançar no contexto de seu planejamento. Ele nos diz, por exemplo, que uma organização pretende aumentar em 20% seu faturamento no próximo ano. Ou informa que a empresa ,realizará investimentos em infraestrutura na ordem de 12% de suas receitas.
A meta, por sua vez, é definida com base no objetivo a ser alcançado. Trata-se da definição do que se pretende atingir – de maneira clara, tangível e mensurável – com o que se estabeleceu como objetivo.
Caso tenhamos, por exemplo, o objetivo de aumentar o faturamento, podemos ter metas próprias para o setor comercial, como:
- incrementar as visitas aos clientes na proporção de 15%;
- ou, ainda, cumprir um plano de marketing no prazo de 60 dias.
Crie um orçamento anual
Um orçamento anual deve trazer uma previsão de receitas e despesas para os próximos períodos. Nesse trabalho, informações financeiras de anos anteriores serão fundamentais. Elas poderão indicar:
- uma média histórica de gastos por centro de custos;
- o faturamento com vendas;
- a alienação de bens, entre outros dados relevantes.
No entanto, além disso, é importante estimar quais serão as ações de impacto no orçamento para o ano de 2023. Analise cada mudança significativa com a intenção de atualizar o orçamento, e não simplesmente de replicar uma média histórica.
Agora você já sabe tudo sobre planejamento anual? Então convidamos a conferir mais um conteúdo do ,nosso blog. Desta vez, falamos sobre: ,6 motivos para ter um gateway de pagamento.