C-Plus: integração bancária e automatização de sucesso
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A gestão de cobrança e recebimento é um pilar da saúde financeira de um negócio. Quando realizada de maneira eficiente, ela consegue combater a inadimplência e, consequentemente, aumentar a lucratividade da empresa.
Um dos pontos fundamentais desse gerenciamento é a organização dos recebíveis. Você sabe como organizar os recebimentos? Vem com a gente!
A gestão de cobrança e recebimento é a base do sucesso empresarial. Quando o gestor compreende o ,ciclo financeiro do negócio e trabalha para concretizá-lo, consegue fazer projeções assertivas e um bom planejamento.
Na prática, significa adotar medidas para que os valores das vendas entrem no caixa da empresa. Mas não só isso, porque essa gestão engloba:
Esse gerenciamento é, por isso, muito importante para empresas que tentam alcançar um negócio sustentável. Que tal saber ,como controlar os recebimentos?
Ter um sistema de cobrança e recebimento pode facilitar bastante a vida do gestor na hora de organizar os recebíveis. Com uma boa movimentação de caixa e inadimplência nula (ou ao menos quase nula), é possível ter sucesso no negócio.
E como organizar os recebimentos? Veja um breve passo a passo a seguir!
Registrar constantemente todas as contas e os valores que entrarão no caixa é uma prática básica de gestão financeira e planejamento anual. A dica aqui é manter um controle digitalizado com registro de vendas a prazo, agendadas e que estão em atraso.
Uma boa forma de organizar recebimentos é classificá-los por tipo e ordem cronológica. Inclua dados do cliente, valor da venda, forma de pagamento e data da venda ou do pagamento. Assim, tenha uma previsão do faturamento da empresa e estruture a cobrança, se for o caso.
Ao organizar os recebimentos mais recentes no topo, você consegue se prevenir da inadimplência.
Como fazer uma planilha de controle de recebimento? Esqueça as planilhas manuais e papel e caneta. Sua gestão de cobrança e recebimento precisa ter informações confiáveis e seguras.
Por isso, opte por um software de gestão específico para essa finalidade. Este costuma apresentar armazenamento em nuvem ou no próprio programa.
O registro das receitas permite o cruzamento de dados e a identificação do pagamento. Por isso, tenha em mãos as informações de todos os créditos e acompanhe de perto as movimentações do seu caixa.
No mundo ideal, o gestor registra receitas e contas a receber diariamente. Se algo impedir essa tarefa, tenha em mente a necessidade de acompanhar mensalmente os recebíveis. Acrescente ao processo os extratos bancários e os comprovantes dos pagamentos. Isso é fundamental para:
Uma métrica fundamental para os negócios é o comportamento do cliente, seja na retenção ou na inadimplência. De um lado, a retenção e a fidelização apontam para uma empresa atraente. Se você oferece um ,gateway de pagamento, por exemplo, facilita as compras do consumidor.
Por outro lado, conhecer a taxa de inadimplentes é importante para entender o rombo no caixa. Desse modo, você pode adotar medidas para facilitar o pagamento.
Uma boa gestão de cobrança e recebimento passa por estruturar como cobrar de forma correta os clientes inadimplentes. Inclui ainda tomar medidas para evitar a inadimplência. Enviar uma mensagem, dias antes ou depois do vencimento, para lembrar o consumidor do compromisso é uma ótima pedida.
Além disso, você pode:
Se estamos falando de organizar recebimentos, nada melhor que manter o histórico do cliente para analisar seu perfil de consumidor. Isso contribui, inclusive, para futuras negociações.
Um sistema de gestão de cobrança e recebimento é uma tecnologia primordial para otimizar esse gerenciamento. Ele automatiza uma série de tarefas e permite ao gestor acompanhar, de maneira fácil, todas as movimentações financeiras da empresa. O controle, sem dúvida, fica muito mais simplificado.
Para fazer uma gestão de cobrança e recebimento organizada, o gestor deve adotar uma série de práticas. Como exemplo, podemos citar ter atenção às taxas de retenção e de inadimplência e usar a tecnologia.
Que tal ver as ,vantagens de usar um sistema de emissão de boleto?
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