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Gestão de cobrança: como receber em dia dos clientes?

Quando sua empresa mantém os recebíveis em dia, tudo flui perfeitamente. O fluxo de caixa acontece sem maiores problemas, com credores e...

Quando sua empresa mantém os recebíveis em dia, tudo flui perfeitamente. O ,fluxo de caixa acontece sem maiores problemas, com credores e funcionários recebendo dentro do prazo esperado. Ocorre que nem sempre esse é o cenário mais comum, e faz-se necessário criar estratégias de gestão de cobrança.

Como sabemos, cobrar nem sempre é uma tarefa fácil. Dependendo da forma como essa atividade é tratada em sua empresa, pode haver um grande desgaste com sua base de clientes. Aliás, às vezes surgem até mesmo problemas legais relacionados à cobrança indevida ou vexatória.

Para não incorrer nesses erros e realizar uma gestão de cobrança assertiva, vale conferir nossas dicas sobre o tema. Continue a leitura deste artigo e entenda como receber em dia de seus clientes.

Mantenha controle sobre seus recebíveis

O primeiro passo para realizar uma gestão de cobrança efetiva é manter um controle adequado de seus recebíveis. Seja com o auxílio de uma planilha, seja com um software próprio para esse fim, classifique os títulos por data de vencimento.

Feito isso, é hora de ,monitorar os pagamentos. Para aqueles clientes cujo título vence em data próxima, seria importante enviar alertas automáticos sobre o prazo para quitação do débito.

títulos vencidos há vários dias ou semanas devem ser tratados no âmbito de sua estratégia de cobrança. Nos próximos tópicos, explicaremos como esse trabalho pode ser feito.

Estruture um protocolo para a gestão de cobrança

Quando falamos de atividade de cobrança, não podemos nos esquecer da dimensão jurídica da questão. Vejamos o que prevê o ,Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 42. Segundo o CDC, o consumidor não pode ser interpelado de forma abusiva ou vexatória por nenhuma empresa:

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Art. 42-A. Em todos os documentos de cobrança de débitos apresentados ao consumidor, deverão constar o nome, o endereço e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ do fornecedor do produto ou serviço correspondente.

Frente a tal normatização, as empresas devem ficar atentas à abordagem utilizada junto aos seus clientes. Daí a necessidade de criar um protocolo para a realização de cobranças. Comece definindo:

  • os canais que serão utilizados;
  • o tipo de tratativa que será feita por seus funcionários;
  • os meios para verificar a persistência do débito (afinal, cobrança indevida também é um problema).

Mais do que criar um protocolo, é preciso treinar seus funcionários responsáveis diretamente pelas cobranças. Serão eles a interface direta com os inadimplentes nas ações de atendimento. Logo, é imprescindível que estejam preparados para assumir a atividade.

Ofereça vantagens para pagamentos à vista

O sonho de toda empresa é receber à vista o valor referente às vendas realizadas. Ocorre que, para isso, o consumidor precisa ter acesso a algum tipo de incentivo. Negócios que realizam essa prática costumam oferecer descontos de baixo percentual sobre os valores das compras, entre outras facilidades – como entrega grátis, brindes ou serviços adicionais.

Se o seu negócio vem enfrentando problemas com inadimplência, vale considerar essa opção. Sobretudo quando se trata de ,produtos ou serviços de alto valor agregado.

Seja flexível para a quitação dos débitos

Na gestão de cobrança, podem ser colocadas em prática diferentes abordagens para diferentes tipos de devedores. Clientes com débitos vigentes há bastante tempo, por exemplo, devem ser classificados como de maior risco. Portanto, recebem um tratamento diferenciado.

Nesse sentido, vale apostar em condições favoráveis para quitação da dívida, como prazo estendido para pagamento e descontos sobre o saldo devedor. Tais benefícios devem ser apresentados de forma progressiva, de modo a despertar no cliente um senso de oportunidade. Com isso, eles podem proceder ao pagamento sem acessar tantas condições especiais.

Agora que você já sabe tudo sobre gestão de cobrança, convidamos a conferir mais um conteúdo em nosso blog. Dessa vez, falamos sobre ,5 etapas para o planejamento financeiro do seu negócio.

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