Blog K8

Entenda as diferenças entre Boleto 31 e Boleto 32

Entenda as diferenças entre dois tipos de boleto: espécie 31 e espécie 32 e os impactos de cada um na sua gestão de cobranças.
Capa para blog sobre boleto 31 e 32

Os boletos bancários constituem uma ferramenta amplamente utilizada para a realização de pagamentos no Brasil, principalmente dentro das soluções de pagamento a serem ofertadas aos clientes. Dentro desta categoria, existem diferentes tipos de boletos, cada um com características e finalidades específicas. No blog da K8 você vai entender melhor as diferenças entre dois tipos de boletos: o de Espécie 31 e de Espécie 32, além de descobrir qual o melhor para gerar suas cobranças! 

Espécie 31: Boletos de Pagamento de Faturas de Cartão de Crédito 

O principal uso do Boleto Espécie 31 é o pagamento de faturas de cartão de crédito. As suas principais características são: 

  1. Pagamento Mínimo: Permite que o usuário pague apenas o valor mínimo da fatura, facilitando a gestão financeira. 
  2. Pagamentos Adicionais: Além do pagamento mínimo, é possível realizar pagamentos adicionais até alcançar o valor total da fatura. 
  3. Boleto Híbrido ou Bolepix: Na K8, o Boleto Espécie 31 é sempre vinculado a um Pix, o que o transforma, assim, em um boleto híbrido, ou Bolepix, combinando as vantagens dos dois métodos de pagamento. 
  4. Geração de Boleto: Este boleto é gerado através de CNAB com arquivos de Remessa/Retorno, preservando assim as características da operação, como a faixa de nosso número, linha digitável e código de barras. 
  5. Tarifação: Pode ser tarifado como Espécie 31, Boleto ou Pix, dependendo da configuração utilizada. 

Espécie 32: Boleto Proposta (ou Boleto de Doação) 

A Espécie 32, por sua vez, serve principalmente como boleto de proposta ou doação. Suas características são: 

  1. Valor Flexível: Não possui um valor fixo, permitindo que o boleto seja enviado com qualquer valor, incluindo zero (R$0,00).
  2. Pagamentos de Qualquer Valor: O cliente pagador pode realizar pagamentos de qualquer quantia, o que é pertinente para doações ou contribuições. 
  3. Pagamento Único: O pagamento se realiza apenas uma vez, sem opções de “parcelamento”. 
  4. Processo de Baixa Normal: Após o pagamento, segue o processo de baixa de pagamento padrão, assim como ocorre em boletos simples. 
  5. Boleto Híbrido: Da mesma maneira que o Espécie 31, o Espécie 32 também tem um Pix incluso na K8, constituindo um boleto híbrido. 
  6. Emissão do Boleto: Assim como nos boletos da Espécie 31, o Boleto Proposta é emitido via CNAB com arquivos de Remessa e Retorno. A K8 ainda possuiu um fluxo extra para o Boleto Proposta que permite o cliente enviar diretamente a sua planilha de cobranças em Excel. 
  7. Tarifação: Ele pode ter sua tarifa personalizada ou ainda ser tarifado de acordo com a forma de pagamento, como Boleto ou Pix.   

As Espécies 31 e 32 atendem a diferentes necessidades. A escolha entre essas opções dependerá do tipo de pagamento que sua empresa necessita. Conhecer essas diferenças é fundamental para gerenciar pagamentos de forma mais eficiente e alavancar os resultados do seu negócio. 

Com a K8 Fintech, você tem acesso a essas e outras soluções de cobrança que se adaptam às necessidades da sua empresa e oferecem mais flexibilidade aos seus clientes. Quer simplificar sua gestão de pagamentos e descobrir tudo o que a K8 pode fazer pela sua empresa? Vem ser K8!

casal pagando boletos

Artigos Recentes

Fale com um especialista e transforme seu negócio.

Receba contato de um especialista K8, saiba quais soluções vão melhor lhe atender.