No Brasil, após o aumento expressivo de empresas na área de tecnologia e serviços, surgiram diversos tipos de fintech, com objetivos distintos, mas visando inovar no setor financeiro. Por isso, preparamos esse conteúdo para você se aprofundar no mundo fintecher.
O que são?
Com a junção dos termos financial e technology, ou seja, “financeiro” e “tecnologia”, as fintechs chegaram para revolucionar o mercado financeiro, aplicando tecnologias para gerar inovação no setor. O grande diferencial está na oferta inovadora dos serviços, que podem ser dos mais diversos tipos, como iremos te mostrar nesse artigo.
Como funcionam?
No Brasil, as fintechs estão regulamentadas desde abril de 2018 pelo Conselho Monetário Nacional, através das Resoluções 4.656 e 4.657. A depender do tipo de operação, é necessário solicitar autorização ao Banco Central. Alguns dos tipos de fintech que precisam de autorização são as de Crédito e Empréstimos.
Diferentemente dos bancos tradicionais, as fintechs não possuem agências físicas e oferecem custos reduzidos. Além disso, há um grande investimento em cibersegurança, e as empresas visam otimizar os recursos, apresentando soluções rápidas e fáceis de usar.
Quais as modalidades?
-
Fintech de Gestão Financeira
Desenvolvem soluções para a gestão de finanças de empresas B2B e B2C. Em geral, contam com plataformas que auxiliam na gestão de orçamento, controle de estoque, gerenciamento de fluxo de caixa e planejamento financeiro.
-
Fintech de Seguros
Oferecem soluções inovadoras e de aprimoramento para o mercado de seguros e para uma melhor experiência dos clientes. Essas fintechs conectam as seguradoras e os consumidores por meio de ferramentas tecnológicas, como inteligência artificial, machine learning e blockchain
-
Fintech de Empréstimos
Atuam como intermediárias entre instituições financeiras e pessoas que desejam solicitar empréstimos. Portanto, são associadas a bancos ou financeiras.
-
Fintech de Crédito
Este modelo de negócios se caracteriza pela realização de operações de crédito, por meio de plataforma eletrônica, com recursos próprios. Essas fintechs costumam oferecer taxas mais atrativas do que as ofertadas por empresas tradicionais.
-
Fintechs de Investimento
Apresentam soluções mais acessíveis aos usuários e apresentam opções de investimento mais personalizadas de acordo com o perfil do cliente. Muitas vezes, oferecem taxas mais baixas e acesso simplificado.
-
Fintechs de Pagamentos
São fintechs cujo objetivo é facilitar a jornada do consumidor na etapa do pagamento. Oferecem desde cartões de crédito e débito a soluções completas de pagamento. Nessa categoria se encontra a K8Fintech, que se caracteriza por oferecer múltiplas formas de pagamento em um único lugar.
Sobre a K8Fintech
A K8Fintech é especializada em meios de pagamento, oferecendo soluções práticas e com uma gama de serviços de gestão financeira que vão além do convencional. Com a K8, você oferece boleto, cartão e Pix, além de gerir todas as suas cobranças em um único lugar.
A K8 se diferencia e se destaca das demais fintechs por oferecer uma estrutura bancária em sua composição, formada pelo Banco Arbi.
Para conhecer tudo o que oferecemos, entre em contato com um especialista e integre já!