Certificação PCI DSS vem do termo em inglês Payment Card Industry – Data Security Standard, é um padrão mundial de medidas de segurança de dados da indústria de cartões e pagamentos. Foi criado em 2004 pelas empresas American Express, Discover Financial Services, JCB International, Visa e Mastercard. Essa certificação é para empresas que aceitam, processam e armazenam dados de cartão de crédito e débito, independente do volume de transações processadas.
Obter essa certificação traz confiabilidade e certeza de segurança financeira para parceiros, que trabalham em conjunto com essas empresas, como e-commerces e lojas virtuais, entre outras atividades financeiras que necessitam dessas transações com cartões. Em estudo realizado pela Verizon, uma operadora de telemóveis estado unidense, observou que na amostra de pesquisa, 27,5% das empresas se enquadram nos requisitos da certificação.
Em março de 2022 foi lançada o PCI DSS 4.0, um novo padrão após a certificação ter passado por 10 atualizações. Além dos padrões, a certificação possui 4 níveis de certificação, que mostraremos a seguir.
Para que os clientes tenham mais confiança e segurança ao contratar esse serviço, é imprescindível que as das empresas desse setor obtenham essa certificação.
Requisitos para obter a Certificação PCI DSS:
Para uma empresa obter essa certificação alguns fatores devem ser levados em conta, alguns deles são:
- Construir e Manter uma Rede Segura: Deve ser implementado um firewall eficaz que proteja contra os tipos mais comuns de malware, sem comprometer o desempenho das transações e evite usar as configurações e senhas padrão fornecidas pelos fabricantes das soluções.
- Proteger os Dados dos Titulares de Cartões: Todos os dados do titular do cartão que possam ser usados em fraudes, como data de nascimento, números de documentos, e-mail, entre outros, devem ser protegidos rigorosamente, além de usar criptografia sempre que transmitir dados de uma transação de pagamento em redes públicas.
- Gerenciamento de Vulnerabilidades: Para assegurar a proteção dos bancos de dados, é importante desenvolver sistemas seguros, atualizados com as tecnologias mais recentes e devidamente protegidos, além de implantar sistemas de antivírus atualizados regularmente.
- Implementar Medidas Rígidas de Controle de Acesso: Deve-se limitar o acesso aos dados dos titulares dos cartões apenas aos colaboradores que realmente necessitam dessas informações, criando logins individuais e permitindo o rastreamento das atividades dentro da rede e dos sistemas. O acesso físico aos dados deve ser restrito, garantindo que somente pessoas autorizadas possam acessar os servidores, onde as informações estão armazenadas.
- Monitorar e Testar Redes Regularmente: Para regular esses processos, é importante fazer o monitoramento frequente de todos os acessos e movimentações na rede de dados de cartões de crédito e débito e testar periodicamente todo o sistema de segurança de todos os processos envolvidos.
- Política de Segurança da Informação: Estabelecer uma política de segurança que todos os colaboradores da empresa devem seguir garante que seus dados estarão sempre protegidos.
A certificação PCI DSS está dividida em quatro níveis. Confira suas especificações.
Níveis de Certificação PCI DSS:
- Nível 1: Para empresas que processam mais de 6 milhões de transações por ano.
- Nível 2: Para empresas que processam entre 1 milhão e 6 milhões de transações por ano.
- Nível 3: Para empresas que processam entre 20.000 e 1 milhão de transações por ano.
- Nível 4: Para empresas que processam menos de 20.000 transações por ano.
Como Obter a Certificação:
- Avaliação e identificação as áreas que precisam de melhorias.
- Implementação de medidas necessárias para atender aos requisitos de segurança.
- Validação da conformidade através de auditoria externa.
- Manutenção através de auditorias anuais e verificações trimestrais.
Dados de Mercado e Segurança em Fintechs
A segurança deve ser uma prioridade no mercado de fintechs. De acordo com dados recentes, um número crescente de fintechs está buscando certificações de segurança rigorosas para fortalecer a confiança dos clientes e cumprir as exigências regulatórias. No Brasil, cerca de 30% das fintechs são certificadas pelo PCI DSS, enquanto globalmente esse número chega a 50% (SailPoint) (PCI DSS GUIDE). Além disso, estudos mostram que aproximadamente 70% dos brasileiros estão preocupados com a segurança ao realizar pagamentos com cartões, ressaltando a importância de práticas de segurança robustas no setor.
Uma pesquisa recente revelou que 85% dos brasileiros consideram a segurança dos dados um fator crítico na escolha de serviços de pagamento com cartões (Bleeping Computer).
Compromisso da K8 Fintech
Na K8 Fintech, a segurança dos dados dos nossos clientes é nossa prioridade. A obtenção da recertificação PCI DSS Nível 1 é um marco significativo na nossa missão de garantir transações seguras e proteger as informações dos nossos usuários!
Clique aqui e conheça mais sobre a segurança em utilizar a K8!