Aceitar pagamento por cartão de crédito é um pré-requisito para qualquer loja que deseja vender online. Afinal, estamos falando da modalidade de pagamentos mais acionada entre as disponíveis no varejo.
Em todo o mundo, a operadora de cartões Mastercard estima que o volume de transações tenha chegado a U$ 2 trilhões de dólares somente em 2022. Os números impressionam e servem de alerta para quem ainda desconsidera a relevância do cartão de crédito.
Para quem ainda está em busca de oferecer essa facilidade para seus clientes, preparamos um conteúdo exclusivo sobre como implementar o pagamento via crédito. Continue a leitura e saiba mais.
Passo a passo para implementar pagamento com cartão de crédito.
Confira um breve passo a passo para implementar o pagamento com cartão de crédito.
Escolha um gateway de pagamento
Um gateway de pagamento é um sistema responsável por processar os dados compartilhados entre lojistas, adquirentes, bancos emissores e clientes. Esse trabalho é indispensável para tornar as transações mais céleres e seguras, além de garantir uma melhor experiência para o usuário.
De maneira inteiramente online e em questão de segundos, o gateway realiza o processamento facilitado das informações, sem precisar que sua loja online encaminhe o cliente para uma nova página de pagamento. Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais essa ferramenta diminui os índices de abandono de carrinho.
Nesse sentido, é preciso ter em vista que o formulário de pagamentos é fase crítica de qualquer compra online. Caso ele não seja intuitivo e transmita uma noção de segurança ao cliente, as chances de não haver a conclusão do processo são grandes.
Estruture uma página de checkout transparente
A propósito do que vínhamos falando no tópico anterior, a página de checkout é um ponto crítico de qualquer transação online. Caso o cliente identifique algum ponto de inconformidade ou simplesmente se sinta confuso em relação às informações solicitadas, são grandes as chances de ocorrer a interrupção do processo, mesmo depois de o usuário ter gastado alguns preciosos minutos escolhendo um produto em sua loja.
Ter um checkout transparente elimina as quatro maiores objeções de vendas:
- Medo.
- Indecisão
- Impaciência e
- Confusão.
Nessa fase, é indispensável contar com o cartão de crédito como forma de pagamento. Os clientes sabem que, além de sua loja, quem valida a transação é uma das conhecidas operadoras do mercado, trazendo maior credibilidade ao processo.
Invista em sistemas antifraude
Os sistemas antifraude costumam ser integrados aos gateways de pagamento. Sua principal função é validar a conformidade das informações prestadas pelo usuário junto às instituições bancárias, adquirentes e operadoras de cartão.
Toda essa conferência é feita em questão de segundos e inibe como nenhuma outra ferramenta a ação de grupos criminosos.
Os sistemas de segurança mais comuns presentes no gateway de pagamento são:
- AVS – Sistema de Verificação de Endereço: verifica o endereço de faturamento do cartão para diminuir as chances de atividade fraudulenta;
- identificação do BIN do cartão: verificação dos 6 primeiros números do cartão;
- regras de velocity – verificação padrão do intervalo de tempo entre as transações.
Invista em um sistema de gestão de recebíveis
Ao implementar um sistema de pagamento com cartão de crédito, também é importante pensar em automatizar algumas tarefas. Uma ferramenta capaz de lhe auxiliar com a emissão de relatórios, por exemplo, poderá garantir uma visão global sobre seus recebíveis, os classificando por categoria, prazos de vencimento e bandeira de cartão.
Outra facilidade é a integração dessa ferramenta com as principais plataformas de e-commerce e bancos. Os dados compartilhados entre esses agentes podem ser conferidos de maneira automatizada, prevenindo a ocorrência de erros e também trazendo mais segurança para as informações.
Quais as maiores vantagens de implementar o pagamento por cartão de crédito?
Entenda quais são as principais vantagens de implementar pagamento com cartão de crédito.
Aumento das chances de conversão
Oferecendo um maior número de opções de pagamento para seus clientes, aumentam as chances de conversão. Afinal, a disponibilidade financeira de cada segmento de público varia consideravelmente, com alguns grupos preferindo comprar a prazo, enquanto outros manifestam preferências pelas compras à vista.
Multi Adquirência
Com a multi adquirência você pode negociar prazos e taxas com diversos adquirentes. A depender do volume de negócios realizados por sua empresa, essa é uma facilidade e tanto, pois trata-se de um recurso capaz de promover um verdadeiro alívio para o seu fluxo de caixa.
Contudo, o recurso da multi adquirência precisa estar atrelada ao seu gateway, porque uma subadquirente não permite que essa negociação seja feita.
Mais rapidez nas transações
Sem dúvidas, com o pagamento por cartão de crédito, seu e-commerce passa a processar as transações com mais rapidez na hora de vender. Sobretudo quando comparamos ao pagamento por boleto bancário.
Suas vendas são realizadas na hora e o cliente sabe que aquele valor já foi descontado do limite dele.
E agora que você já sabe como implementar o pagamento com cartão de crédito, o convidamos a conferir novos conteúdos publicados em nosso blog.