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Integração bancária para seu ERP

Entenda como funciona a integração bancária ERP e quais são as principais vantagens de investir nessa abordagem de gestão financeira.

A integração bancária para empresas de ERP é uma oportunidade valiosa para aprimorar a gestão financeira do seu negócio. Por meio dessa estratégia, o sistema de informações operacionalizado pela sua empresa passa a receber dados bancários diretamente das instituições financeiras em que você possui contas. Isso simplifica consideravelmente a conciliação de informações, especialmente aquelas relacionadas a pagamentos e fluxo de caixa, além de permitir análises fiscais e correção de erros, entre muitas outras vantagens.

Neste artigo, vamos apresentar uma abordagem completa sobre o tema, mostrando como é possível realizar a integração bancária ERP na sua empresa e quais são as vantagens de adotar essa abordagem. Continue lendo para saber mais.

Em que consiste a integração entre ERP e banco?

Os sistemas de gerenciamento de contas a pagar e a receber são indispensáveis para empresas que utilizam ERP. Essas soluções foram desenvolvidas com o objetivo de automatizar tarefas administrativas, evitar erros humanos e reduzir retrabalho. Com a integração bancária, os gestores economizam tempo, as informações financeiras se tornam mais confiáveis e a gestão como um todo ganha em qualidade.

Entre as principais funcionalidades associadas à integração, destacam-se:

  • Geração de relatórios prontos para análise gerencial e de desempenho do negócio;
  • Programação de pagamento de folha de pagamento e fornecedores em dias e horários mais adequados;
  • Automatização de lançamentos diversos, sem intervenção humana.

Ao entender essas funcionalidades, fica mais fácil compreender como funciona a integração ERP.

Como funciona a integração entre ERP e Banco?

A integração entre instituições financeiras e sistemas ERP ocorre de forma totalmente digital. Após o processo de integração, os pagamentos são realizados eletronicamente.

Esse recurso se refere a módulos automatizados de cobrança de títulos fornecidos por um banco parceiro. O objetivo é processar cobranças bancárias sem que o cliente precise emitir títulos. O processo ocorre em três etapas:

Etapa 01: a empresa compartilha as informações dos títulos a receber com o banco.

Etapa 02: o banco gera as cobranças e emite os boletos para os sacados.

Etapa 03: o banco compartilha os arquivos gerados com a empresa, contendo informações sobre a situação de cada título, indicando se foram compensados ou não.

Para utilizar esse serviço, é necessário pagar uma tarifa ao banco, pois se trata de uma funcionalidade altamente estratégica. No entanto, é importante pesquisar quais bancos oferecem as melhores taxas para que esse custo não impacte negativamente as finanças da sua empresa.

Independentemente da sua escolha, trata-se de um investimento que se paga, uma vez que é esperada uma redução nos custos com atividades de cobrança e gerenciamento de recebíveis, além de uma diminuição na inadimplência.

Quais as vantagens de investir na integração bancária ERP?

Vamos analisar agora quais são as principais vantagens de investir na integração bancária ERP:

  • Diferencial competitivo, pois os gestores ganham tempo para realizar análises que resultam em decisões estratégicas;
  • Integração de informações visando maior confiabilidade dos dados compartilhados;
  • Redução de custos nas operações financeiras da empresa;
  • Aumento da produtividade em toda a cadeia produtiva;
  • Promoção da segurança da informação;
  • Aumento da lucratividade;
  • Recuperação de devedores.

Agora que você já tem um entendimento completo sobre a integração bancária ERP, convidamos você a conferir mais um conteúdo publicado em nosso blog. Desta vez, falamos sobre Score Empresas: por que é importante acompanhar a pontuação de crédito do seu CNPJ?

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