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Gestão de cobrança e recebíveis: como organizar os recebimentos?

Para fazer uma gestão de cobrança e recebimento organizada, o gestor deve adotar uma série de práticas, como utilizar a tecnologia. Veja!

A gestão de cobrança e recebimento é um pilar da saúde financeira de um negócio. Quando realizada de maneira eficiente, ela consegue combater a inadimplência e, consequentemente, aumentar a lucratividade da empresa.

Um dos pontos fundamentais desse gerenciamento é a organização dos recebíveis. Você sabe como organizar os recebimentos? Vem com a gente!

A importância da gestão de cobrança e recebimento

A gestão de cobrança e recebimento é a base do sucesso empresarial. Quando o gestor compreende o ,ciclo financeiro do negócio e trabalha para concretizá-lo, consegue fazer projeções assertivas e um bom planejamento.

Na prática, significa adotar medidas para que os valores das vendas entrem no caixa da empresa. Mas não só isso, porque essa gestão engloba:

  • organizar a capacidade de pagar despesas;
  • manter um bom capital de giro;
  • projetar investimentos para o crescimento da organização.

Esse gerenciamento é, por isso, muito importante para empresas que tentam alcançar um negócio sustentável. Que tal saber ,como controlar os recebimentos?

Como organizar recebimentos? Veja um passo a passo!

Ter um sistema de cobrança e recebimento pode facilitar bastante a vida do gestor na hora de organizar os recebíveis. Com uma boa movimentação de caixa e inadimplência nula (ou ao menos quase nula), é possível ter sucesso no negócio.

E como organizar os recebimentos? Veja um breve passo a passo a seguir!

1. Registre as contas a receber

Registrar constantemente todas as contas e os valores que entrarão no caixa é uma prática básica de gestão financeira e planejamento anual. A dica aqui é manter um controle digitalizado com registro de vendas a prazo, agendadas e que estão em atraso.

2. Classifique os recebimentos por tipo e ordem cronológica

Uma boa forma de organizar recebimentos é classificá-los por tipo e ordem cronológica. Inclua dados do cliente, valor da venda, forma de pagamento e data da venda ou do pagamento. Assim, tenha uma previsão do faturamento da empresa e estruture a cobrança, se for o caso.

Ao organizar os recebimentos mais recentes no topo, você consegue se prevenir da inadimplência.

3. Armazene seu controle de forma segura

Como fazer uma planilha de controle de recebimento? Esqueça as planilhas manuais e papel e caneta. Sua gestão de cobrança e recebimento precisa ter informações confiáveis e seguras.

Por isso, opte por um software de gestão específico para essa finalidade. Este costuma apresentar armazenamento em nuvem ou no próprio programa.

4. Registre as receitas

O registro das receitas permite o cruzamento de dados e a identificação do pagamento. Por isso, tenha em mãos as informações de todos os créditos e acompanhe de perto as movimentações do seu caixa.

5. Faça o acompanhamento mensal dos recebíveis

No mundo ideal, o gestor registra receitas e contas a receber diariamente. Se algo impedir essa tarefa, tenha em mente a necessidade de acompanhar mensalmente os recebíveis. Acrescente ao processo os extratos bancários e os comprovantes dos pagamentos. Isso é fundamental para:

6. Observe as taxas de retenção e de inadimplência de clientes

Uma métrica fundamental para os negócios é o comportamento do cliente, seja na retenção ou na inadimplência. De um lado, a retenção e a fidelização apontam para uma empresa atraente. Se você oferece um ,gateway de pagamento, por exemplo, facilita as compras do consumidor.

Por outro lado, conhecer a taxa de inadimplentes é importante para entender o rombo no caixa. Desse modo, você pode adotar medidas para facilitar o pagamento.

7. Execute seu sistema de cobrança e negocie

Uma boa gestão de cobrança e recebimento passa por estruturar como cobrar de forma correta os clientes inadimplentes. Inclui ainda tomar medidas para evitar a inadimplência. Enviar uma mensagem, dias antes ou depois do vencimento, para lembrar o consumidor do compromisso é uma ótima pedida.

Além disso, você pode:

  • estabelecer um prazo de tolerância para os atrasos;
  • estar disposto a negociar para fechar um acordo favorável para as partes;
  • oferecer condições especiais de pagamento para quem o realiza antes do prazo.

8. Mantenha um histórico de pagamento dos clientes

Se estamos falando de organizar recebimentos, nada melhor que manter o histórico do cliente para analisar seu perfil de consumidor. Isso contribui, inclusive, para futuras negociações.

9. Conte com o auxílio da tecnologia

Um sistema de gestão de cobrança e recebimento é uma tecnologia primordial para otimizar esse gerenciamento. Ele automatiza uma série de tarefas e permite ao gestor acompanhar, de maneira fácil, todas as movimentações financeiras da empresa. O controle, sem dúvida, fica muito mais simplificado.

Para fazer uma gestão de cobrança e recebimento organizada, o gestor deve adotar uma série de práticas. Como exemplo, podemos citar ter atenção às taxas de retenção e de inadimplência e usar a tecnologia.

Que tal ver as ,vantagens de usar um sistema de emissão de boleto?

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