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Cobrança recorrente: entenda o que é e como usar

Você já pensou em oferecer aos seus clientes a possibilidade de pagar pelos seus serviços ou produtos de forma recorrente? Ah, e se isso fosse possível sem comprometer o limite do cartão de crédito deles? Essa é a proposta da cobrança recorrente.

Essa modalidade de pagamento vem ganhando cada vez maior espaço no mercado, e, com isso, algumas perguntas surgem:

“Qual é a melhor plataforma de cobrança recorrente?” 

“Como fazer parcelamento recorrente?”

Neste artigo, vamos falar tudo sobre esse tipo de cobrança. Conheça as vantagens, o funcionamento e os negócios que podem ser beneficiados por ela. Vamos lá?

O que é a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é uma forma de pagamento. O cliente autoriza o débito automático de um valor fixo ou variável da conta bancária ou do cartão de crédito. Esse débito é descontado em um intervalo predefinido. 

Tal recorrência varia conforme o produto, o cliente e a empresa, claro. Mas é comum lidar com planos semanais, quinzenais, mensais, trimestrais, e por aí vai.

Quer um exemplo? Quando você assina um serviço de streaming de vídeo, você paga uma mensalidade no seu cartão de crédito. Esse pagamento recorrente facilita, portanto, para as duas partes: empresa e cliente.

Por que usar a cobrança recorrente?

Dados de 2020 do E-commerce Brasil apontam que a modalidade de clube de assinatura deve alcançar 75% das empresas em 2023.

Junto com essa previsão de crescimento, podemos pensar também no aumento da adoção do pagamento recorrente. Aliás, trata-se de uma estratégia muito utilizada nesse contexto. E o motivo é simples: ela traz diversos benefícios para o seu negócio.

Mais oportunidades para o seu negócio

Ao usar esse tipo de cobrança, sua empresa pode oferecer aos clientes planos de assinatura ou mensalidade pelos serviços ou produtos. Isso aumenta as suas chances de fidelizar os consumidores e gerar receita recorrente para o seu negócio. 

Além disso, você cria diferentes planos, com distintos valores e benefícios, segmentando seu público e aumentando seu ticket médio. Não à toa, vemos cobrança recorrente para contabilidade, escolas, imobiliárias e condomínios.

Não compromete o limite do cartão de crédito do seu cliente

Se todos os serviços recorrentes contratados afetassem o limite de cartão de crédito dos consumidores, teríamos um problema no mercado. Afinal, nem todo mundo possui um saldo grande, capaz de suprir todas as assinaturas.

Esta é uma vantagem do pagamento recorrente: o cliente pode contratar o seu serviço ou produto sem se preocupar com o saldo disponível no cartão. Isso também reduz as chances de cancelamento ou inadimplência por falta de limite.

Menor inadimplência

Outro ponto positivo desse tipo de cobrança é diminuir a inadimplência no seu negócio. Mas por quê? Ele automatiza o processo de pagamento e evita que o cliente esqueça ou atrase as suas parcelas. 

Ao mesmo tempo, permite que a empresa tenha maior controle sobre os seus recebíveis. Desse modo, faz uma gestão financeira eficiente.

Vamos ver então como funciona a cobrança recorrente?

Como funciona a cobrança recorrente?

A cobrança por assinatura ou recorrente é diferente da compra parcelada, pois não compromete o limite do cartão de crédito.

Se o cliente paga R$ 100,00 por mês, esse valor não será descontado do limite do cartão a cada mês. Isso significa que o consumidor pode continuar usando o cartão normalmente para outras compras.

Pensando em um passo a passo do funcionamento, teríamos o seguinte:

  1. Escolha uma plataforma ou solução que atenda às suas necessidades e às dos seus clientes.
  2. Cadastre os seus clientes na plataforma ou na solução escolhida.
  3. Defina os planos de cobrança que serão ofertados, com os valores, os benefícios e a periodicidade de cada um.
  4. Envie as cobranças para os seus clientes, de acordo com os planos contratados por eles.
  5. Acompanhe os pagamentos recorrentes e tome as medidas necessárias em caso de atraso ou cancelamento.

E será que seu negócio é indicado para utilizar esse tipo de cobrança?

Negócios que podem (e devem) usar a cobrança recorrente

Diversos negócios, especialmente aqueles que oferecem serviços ou produtos de uso contínuo ou frequente, podem adotar a cobrança por assinatura. Veja exemplos:

Escritórios de contabilidade

A cobrança recorrente para a contabilidade é utilizada para cobrar pelos serviços de assessoria contábil, fiscal e trabalhista. Com ela, os contadores garantem uma receita mensal fixa e evitam a inadimplência dos seus clientes.

Escolas

Com a cobrança recorrente para escolas, é possível cobrar as mensalidades dos alunos sem precisar emitir boletos ou carnês. Além de facilitar o pagamento pelos pais ou responsáveis, a medida reduz os custos operacionais da instituição de ensino.

Imobiliárias

A cobrança recorrente para imobiliárias é voltada para cobrar os aluguéis dos imóveis. Nesse caso, independe da emissão de boletos ou da transferência bancária. Isso agiliza o recebimento dos valores e diminui os riscos de inadimplência ou atraso.

Administradoras de condomínios

Por fim, a cobrança recorrente para condomínios é muito utilizada pelas administradoras desses empreendimentos para cobrar taxas condominiais dos moradores. Por não ser preciso enviar boletos ou carnês, o processo de pagamento é mais simples. Isso contribui para aumentar a adimplência dos condôminos.

Se você se interessou por essa modalidade de cobrança e quer implementá-la no seu negócio, precisa conhecer a K8 Cobranças!

Implemente a cobrança recorrente com a K8 Cobranças!

A K8 cobranças é uma solução completa para você gerenciar as suas cobranças recorrentes de forma simples e segura. Com ela, é possível:

  • protestar clientes inadimplentes;
  • integrar todas as suas cobranças com seu sistema de gestão;
  • gerar boletos automaticamente para efetuar suas cobranças por assinatura;
  • fazer a gestão de cobranças a partir de um painel com régua personalizada;
  • disponibilizar Pix, boleto, cartão de crédito e link de pagamento como formas de pagamento no seu negócio, seja e-commerce ou físico.

Conheça o Painel de Cobranças da K8 Cobranças e veja como ele vai ajudar seu negócio!

Conclusão

A cobrança recorrente é uma forma de pagamento que traz muitas vantagens para o seu negócio. Entre elas, mais oportunidades, menor inadimplência e maior controle financeiro

Além disso, ela é usada por diversos segmentos que trabalham com esse tipo de cobrança. Por exemplo, escritórios de contabilidade, escolas, imobiliárias e administradoras de condomínios.

No entanto, para implementá-la no seu negócio, você precisa de uma plataforma ou solução de qualidade, como a K8 Cobranças. Conte conosco!

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