Blog K8

Antecipação de recebíveis: entenda o que é e como fazer

Você já precisou de dinheiro para investir no seu negócio ou aproveitar uma oportunidade de mercado, mas não tinha o suficiente em caixa? Nesse caso, uma solução que pode te ajudar é a antecipação de recebíveis.

Mas quais recebíveis podem ser antecipados? Quanto custa antecipar recebíveis?

Vamos entender os principais conceitos sobre a prática!

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma operação que permite receber antecipadamente o valor de vendas que ainda não foram pagas pelos clientes. Assim, você não precisa esperar o vencimento dos prazos para ter acesso ao seu dinheiro. 

Em palavras técnicas, é uma modalidade de crédito. Consiste em vender para uma instituição financeira os direitos sobre os valores que você tem para receber de seus clientes. Em troca, você recebe imediatamente uma parte desses valores, descontadas uma taxa de juros e outras tarifas.

Por exemplo, imagine que você fez uma venda de R$ 1 mil para um cliente que vai pagar em 30 dias. Se você precisar desse dinheiro antes do prazo, é possível antecipar esse recebível. Uma instituição financeira tradicional ou uma fintech, por exemplo, pode cobrar uma taxa de 3% ao mês. 

Nesse caso, você receberia R$ 970,00 na hora. A instituição financeira ficaria responsável por cobrar o seu cliente na data combinada.

A importância da antecipação de recebíveis

A prática de antecipação de recebíveis é uma forma de melhorar o seu fluxo de caixa

Ela é importante para a gestão financeira empresarial por inúmeros motivos, como:

  • maior liquidez, pois você terá mais recursos disponíveis para usar como quiser;
  • menor necessidade de contratar empréstimos ou financiamentos, que geralmente têm juros mais altos e exigem garantias. 
  • redução dos riscos financeiros do seu negócio, pois você transfere para a instituição financeira o risco de inadimplência dos clientes. 

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Para antecipar recebíveis, você precisa ter um contrato com uma instituição financeira que ofereça esse serviço. Essa instituição pode ser um banco, uma fintech, uma factoring ou uma securitizadora. Cada uma delas tem suas próprias regras, taxas e condições para realizar a operação.

Para antecipar recebíveis, atente aos seguintes passos:

  • Solicitação da antecipação, informando os dados dos recebíveis que você quer antecipar.
  • Análise dos recebíveis e da situação cadastral do solicitante pela instituição financeira.
  • Definição da taxa de juros e das tarifas cobradas, bem como do valor líquido que o solicitante receberá pelo adiantamento.
  • Aceite (contrato de cessão de crédito) ou recusa da proposta da instituição financeira.
  • Em caso de aceite, depósito do valor líquido na conta bancária do solicitante.

Qual é a diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis?

Muitas pessoas confundem o empréstimo com as práticas de antecipação de recebíveis, mas são operações diferentes. No empréstimo, o solicitante recebe da instituição financeira um valor que será devolvido em parcelas, com juros e outras taxas. 

Em geral, o empréstimo exige uma garantia e tem um prazo determinado para ser quitado. Além disso, o dinheiro a ser emprestado é da instituição, e não do solicitante.

Por outro lado, ao antecipar recebíveis, o solicitante compromete um dinheiro próprio. Ele recebe um valor adiantado que corresponde a uma parte da quantia que tem a receber de seus clientes. 

A prática não exige outra garantia, pois os recebíveis são a própria garantia da operação. Ela também não tem um prazo fixo para ser quitada, pois depende do vencimento dos recebíveis.

Quais são os tipos de recebíveis?

Existem diferentes tipos de recebíveis, que variam de acordo com a forma de pagamento que você oferece aos seus clientes. E quais recebíveis podem ser antecipados? Veja:

  • Boletos bancários emitidos: documentos emitidos para os seus clientes pagarem as compras que fizeram a prazo. Ao serem antecipados, a instituição financeira fará a cobrança do consumidor e repassará os valores ao solicitante.
  • Depósitos em conta: valores a serem recebidos dos clientes que optaram por fazer o pagamento por meio de transferência bancária ou depósito em conta. Têm um prazo de compensação que pode variar de um a três dias úteis.
  • Recebíveis de cartão de crédito: valores a serem recebidos das operadoras de cartão de crédito pelos pagamentos que os clientes fizeram com esse meio. Têm um prazo de repasse, que pode variar de dois a 30 dias.
  • Cheques pré-datados: têm uma data futura para serem descontados, que é acordada entre a empresa e o cliente. Podem ser antecipados com instituições financeiras que fazem a troca dos cheques por dinheiro, assumindo o risco de devolução.

Entendeu como funciona a antecipação de recebíveis? Ela se dá de diversas formas e é uma grande vantagem em algumas situações.

Vantagens da antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis traz diversas vantagens para o seu negócio:

  • Risco de inadimplência reduzido: a empresa transfere para a instituição financeira o risco de não receber dos seus clientes na data prevista. 
  • Facilidade de contratação: é uma operação simples e rápida, que não exige muita burocracia ou documentação. Basta um contrato com uma instituição que ofereça esse serviço.
  • Evita empréstimos e financiamentos: é uma forma de evitar ou reduzir a necessidade de recorrer a empréstimos ou financiamentos. Estes geralmente têm juros mais altos e exigem garantias. Não é preciso devolver o valor, pois a empresa usa o próprio dinheiro.

Você está procurando uma instituição financeira que ofereça a antecipação de recebíveis com as melhores condições do mercado? Então precisa conhecer a K8. 

A K8 é a parceira ideal para a antecipação de recebíveis

A K8 é uma fintech que alia gestão de crédito, soluções financeiras e de pagamento. O objetivo da atuação dela é facilitar a vida dos empreendedores. Com a K8, você antecipa os seus recebíveis de forma fácil, rápida e segura, sem burocracia ou taxas abusivas. 

Está em busca de capital de giro para investir e crescer? Não perca tempo e conheça as soluções da K8 para o seu negócio

Conclusão

A antecipação de recebíveis é uma prática que traz diversos benefícios para o seu negócio, como:

  • melhoria no seu fluxo de caixa;
  • redução dos riscos financeiros;
  • e prevenção de empréstimos e financiamentos. 

Para realizá-la, basta ter um contrato com uma instituição financeira que ofereça esse serviço. Em seguida, é só solicitar o adiantamento dos valores que você tem a receber de seus clientes.
Escolha uma parceira confiável, que ofereça as melhores condições e facilidades para a operação. Conte com a K8!

Artigos Recentes

Fale com um especialista e transforme seu negócio.

Receba contato de um especialista K8, saiba quais soluções vão melhor lhe atender.