Entenda as diferenças entre Boleto 31 e Boleto 32
Entenda as diferenças entre dois tipos de boleto: espécie 31 e espécie 32 e os impactos de cada um na sua gestão de cobranças.
A gestão financeira empresarial é uma atividade de suma importância para que um negócio seja bem-sucedido. Ela envolve o planejamento, o controle e a análise das atividades associadas às finanças. Mas por que a gestão financeira é importante para as empresas?
Uma boa gestão nesse sentido permite que a empresa tenha uma visão clara da sua situação atual e futura. Isso significa tomar decisões mais assertivas e estratégicas, aproveitar oportunidades de mercado e muito mais.
Quer saber como tomar decisões financeiras estratégicas para a empresa? Apontamos 7 dicas práticas que podem te ajudar a realizar uma boa gestão das finanças empresariais. Confira!
O planejamento financeiro é a base da gestão financeira para empresas. Ele consiste em definir os objetivos da empresa nesse campo, os recursos necessários para alcançá-los e as estratégias para executá-los.
E como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente? Veja:
Uma das ferramentas de gestão financeira mais importantes para o gestor é o fluxo de caixa. Como você sabe, é o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa em um determinado período.
Ao controlá-lo, o gestor entende exatamente quanto dinheiro a empresa tem disponível. Desse modo, calcula quanto deve receber e pagar e qual será o seu saldo final.
Você sabe como controlar o fluxo de caixa da empresa? Algumas práticas podem ajudar nisso:
A redução de custos é uma grande aliada da gestão financeira para empresas. Nada mais é do que diminuir os gastos da organização sem comprometer a qualidade dos produtos ou dos serviços oferecidos.
Quer saber como reduzir custos na gestão financeira empresarial? Comece avaliando os custos da empresa e as oportunidades de economia. Nesse aspecto, a renegociação de contratos com fornecedores ou prestadores de serviços é uma boa ideia.
Outra boa prática é encontrar formas de redução de custos básicos, como o consumo de energia elétrica. Considere também a possibilidade de terceirizar serviços ou de utilizar soluções mais econômicas.
Você já parou para se perguntar quais são as tendências em gestão financeira empresarial? Uma das respostas certas é o investimento contínuo em tecnologia. As soluções tecnológicas permitem que o gestor:
E quais são as principais ferramentas de gestão financeira empresarial? ERPs, sistemas de gestão de cobrança, fluxo de caixa, custos, riscos, investimentos, bem como os softwares de contabilidade empresarial. Há também as ferramentas mais específicas de determinadas atividades, como os gateways de pagamentos.
O importante é escolher soluções adequadas ao seu negócio. Elas devem ser capazes de:
Fique atento também às novidades em tecnologia que possam impactar positivamente o negócio. Por exemplo, inteligência artificial, blockchain, big data ou internet das coisas.
O mercado é um fator externo que influencia diretamente na gestão financeira empresarial. Ele é dinâmico e está em constante mudança, exigindo que as empresas se adaptem a novas demandas, tendências e oportunidades.
Por isso, o gestor deve ficar de olho. Atente a novos hábitos de consumo, preferências dos clientes, concorrentes, fornecedores, legislação, cenário econômico ou político. A partir da análise dessas tendências, é possível adaptar o planejamento financeiro da empresa e aproveitar oportunidades do novo contexto.
A reserva de emergência é um fundo financeiro destinado a cobrir imprevistos ou emergências da gestão financeira empresarial. Ela serve como uma proteção para evitar que seu negócio fique sem dinheiro em caixa, por exemplo. Também evita que você tenha que recorrer a empréstimos caros para resolver problemas financeiros.
A partir da análise financeira do empreendimento, você consegue definir um valor adequado para a reserva. Em geral, multiplica-se o total das despesas mensais da empresa por um número entre 3 e 6 meses.
E um ponto importante: a reserva não entra na categoria de investimentos empresariais, certo? Ela será utilizada em casos realmente necessários, e, quando isso acontecer, reponha o valor utilizado o mais rápido possível.
Por fim, a última dica para fazer uma gestão financeira empresarial eficiente é buscar ajuda especializada. Um profissional capacitado traz maior conhecimento técnico, experiência prática, visão estratégica e imparcialidade.
Considere a possibilidade de contratar um consultor financeiro ou contábil para auxiliar nas tomadas de decisões financeiras. Ele também pode contribuir em planejamento, controle do fluxo de caixa, redução de custos e outras medidas que apontamos.
Paralelamente, mantenha-se sempre informado sobre o tema. Busque informações e conhecimento sobre as finanças empresariais em livros, cursos e eventos especializados. Assim, você terá uma visão ampla e atualizada do assunto.
A gestão financeira empresarial permite que o gestor veja claramente a situação atual e futura do negócio. Por consequência, ele tomará decisões mais assertivas e estratégicas.
Seguindo as dicas mencionadas, você pode aumentar a sua lucratividade e o seu valor de mercado. Igualmente, é possível aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios com maior segurança e confiança.
Caso precise de uma ajuda extra para fazer uma gestão financeira eficiente, pode contar com a K8. Estamos prontos para atender você e sua empresa com segurança e agilidade, aliando gestão de crédito, soluções financeiras e de pagamento.
Por exemplo, se você quer realizar uma gestão de cobrança completa, otimizada e em dia, precisa conhecer a K8 Cobranças!
Entenda as diferenças entre dois tipos de boleto: espécie 31 e espécie 32 e os impactos de cada um na sua gestão de cobranças.
As novas regras do PIX incluem mudanças nos horários e valores das transações, além do cadastro de novos dispositivos.
A C-Plus integrou as nossas soluções financeiras em seu sistema de ERP e melhorou seu fluxo de caixa de maneira eficiente. Conheça este case de sucesso!
Veja como ERPs podem aumentar sua rentabilidade com integrações bancarias em seus sistemas, lucrando a cada transação realizada neles.
A Total ERP, K8 Fintech e o Banco Arbi se juntam para ressignificar o embedded finance para empresas de todo o Brasil.
Entenda como a implantação do PIX no seu negócio pode impulsionar suas vendas e oferecer mais liberdade para os seus clientes.
K8 não é uma instituição bancária ou agente distribuidor de produtos financeiros ou privativos de Instituições Bancárias, Valores Mobiliários ou semelhantes. As operações realizadas através de nossas Contas Digitais ocorrem através do Banco ARBI/SA, sediado na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, inscrita no CNPJ n. 54.403.563/0001-50, instituição financeira devidamente inscrita no Bacen sob o n. 54403563.2
Olá! Aqui na K8Fintech, atendemos médias e grandes empresas. Fale com nossos especialistas em soluções financeiras.