Blog K8

7 dicas para fazer uma gestão financeira empresarial eficiente

Uma boa gestão financeira empresarial contribui para uma maior lucratividade e para a redução de riscos. Veja dicas de como fazer!

A gestão financeira empresarial é uma atividade de suma importância para que um negócio seja bem-sucedido. Ela envolve o planejamento, o controle e a análise das atividades associadas às finanças. Mas por que a gestão financeira é importante para as empresas?

Uma boa gestão nesse sentido permite que a empresa tenha uma visão clara da sua situação atual e futura. Isso significa tomar decisões mais assertivas e estratégicas, aproveitar oportunidades de mercado e muito mais.

Quer saber como tomar decisões financeiras estratégicas para a empresa? Apontamos 7 dicas práticas que podem te ajudar a realizar uma boa gestão das finanças empresariais. Confira!

Como realizar uma boa gestão financeira empresarial?

#1 Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a base da gestão financeira para empresas. Ele consiste em definir os objetivos da empresa nesse campo, os recursos necessários para alcançá-los e as estratégias para executá-los.

E como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente? Veja:

  • Defina um orçamento claro e bem delimitado, levando em conta receitas previstas, despesas fixas e variáveis, investimentos e tributos.
  • Estabeleça metas e prazos realistas para os objetivos financeiros da empresa, como aumentar o faturamento, reduzir a inadimplência etc.
  • Avalie regularmente o desempenho financeiro da empresa em relação ao planejamento. Verifique se as metas estão sendo cumpridas ou se há necessidade de ajustes ou de correções.

#2 Controle o fluxo de caixa

Uma das ferramentas de gestão financeira mais importantes para o gestor é o fluxo de caixa. Como você sabe, é o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa em um determinado período. 

Ao controlá-lo, o gestor entende exatamente quanto dinheiro a empresa tem disponível. Desse modo, calcula quanto deve receber e pagar e qual será o seu saldo final.

Você sabe como controlar o fluxo de caixa da empresa? Algumas práticas podem ajudar nisso:

  • Mantenha um registro preciso de todas as entradas e saídas.
  • Faça projeções de fluxo de caixa para antecipar possíveis problemas financeiros.
  • Utilize ferramentas de gestão financeira para facilitar o controle do fluxo de caixa – como planilhas eletrônicas ou softwares especializados.

#3 Reduza custos

A redução de custos é uma grande aliada da gestão financeira para empresas. Nada mais é do que diminuir os gastos da organização sem comprometer a qualidade dos produtos ou dos serviços oferecidos.

Quer saber como reduzir custos na gestão financeira empresarial? Comece avaliando os custos da empresa e as oportunidades de economia. Nesse aspecto, a renegociação de contratos com fornecedores ou prestadores de serviços é uma boa ideia.

Outra boa prática é encontrar formas de redução de custos básicos, como o consumo de energia elétrica. Considere também a possibilidade de terceirizar serviços ou de utilizar soluções mais econômicas. 

#4 Invista em tecnologia para aprimorar a sua gestão financeira empresarial

Você já parou para se perguntar quais são as tendências em gestão financeira empresarial? Uma das respostas certas é o investimento contínuo em tecnologia. As soluções tecnológicas permitem que o gestor:

  • automatize processos;
  • reduza erros e fraudes;
  • facilite as tomadas de decisões;
  • aumente a produtividade e a eficiência;
  • melhore a comunicação e o relacionamento com os clientes e os fornecedores.

E quais são as principais ferramentas de gestão financeira empresarial? ERPs, sistemas de gestão de cobrança, fluxo de caixa, custos, riscos, investimentos, bem como os softwares de contabilidade empresarial. Há também as ferramentas mais específicas de determinadas atividades, como os gateways de pagamentos.

O importante é escolher soluções adequadas ao seu negócio. Elas devem ser capazes de:

  • integrar as informações financeiras;
  • gerar relatórios gerenciais e indicadores de desempenho;
  • e realizar outras atividades básicas dessa gestão.

Fique atento também às novidades em tecnologia que possam impactar positivamente o negócio. Por exemplo, inteligência artificial, blockchain, big data ou internet das coisas.

#5 Acompanhe o mercado

O mercado é um fator externo que influencia diretamente na gestão financeira empresarial. Ele é dinâmico e está em constante mudança, exigindo que as empresas se adaptem a novas demandas, tendências e oportunidades.

Por isso, o gestor deve ficar de olho. Atente a novos hábitos de consumo, preferências dos clientes, concorrentes, fornecedores, legislação, cenário econômico ou político. A partir da análise dessas tendências, é possível adaptar o planejamento financeiro da empresa e aproveitar oportunidades do novo contexto.

#6 Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um fundo financeiro destinado a cobrir imprevistos ou emergências da gestão financeira empresarial. Ela serve como uma proteção para evitar que seu negócio fique sem dinheiro em caixa, por exemplo. Também evita que você tenha que recorrer a empréstimos caros para resolver problemas financeiros.

A partir da análise financeira do empreendimento, você consegue definir um valor adequado para a reserva. Em geral, multiplica-se o total das despesas mensais da empresa por um número entre 3 e 6 meses.

E um ponto importante: a reserva não entra na categoria de investimentos empresariais, certo? Ela será utilizada em casos realmente necessários, e, quando isso acontecer, reponha o valor utilizado o mais rápido possível.

#7 Busque ajuda especializada

Por fim, a última dica para fazer uma gestão financeira empresarial eficiente é buscar ajuda especializada. Um profissional capacitado traz maior conhecimento técnico, experiência prática, visão estratégica e imparcialidade.

Considere a possibilidade de contratar um consultor financeiro ou contábil para auxiliar nas tomadas de decisões financeiras. Ele também pode contribuir em planejamento, controle do fluxo de caixa, redução de custos e outras medidas que apontamos.

Paralelamente, mantenha-se sempre informado sobre o tema. Busque informações e conhecimento sobre as finanças empresariais em livros, cursos e eventos especializados. Assim, você terá uma visão ampla e atualizada do assunto.

Conclusão

A gestão financeira empresarial permite que o gestor veja claramente a situação atual e futura do negócio. Por consequência, ele tomará decisões mais assertivas e estratégicas.

Seguindo as dicas mencionadas, você pode aumentar a sua lucratividade e o seu valor de mercado. Igualmente, é possível aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios com maior segurança e confiança.

Caso precise de uma ajuda extra para fazer uma gestão financeira eficiente, pode contar com a K8. Estamos prontos para atender você e sua empresa com segurança e agilidade, aliando gestão de crédito, soluções financeiras e de pagamento.

Por exemplo, se você quer realizar uma gestão de cobrança completa, otimizada e em dia, precisa conhecer a K8 Cobranças!

Artigos Recentes

Fale com um especialista e transforme seu negócio.

Receba contato de um especialista K8, saiba quais soluções vão melhor lhe atender.