Você já pensou em abrir uma conta digital empresarial para o seu negócio? Essa modalidade de conta bancária funciona totalmente pela internet. Ela dispensa a necessidade de ir até uma agência física ou de lidar com burocracias.
Além disso, as contas digitais oferecem diversas vantagens para as empresas, como praticidade, economia e segurança.
“Tenho interesse, mas como escolher a melhor conta digital para a minha empresa?” Neste artigo, vamos dar 6 dicas para te ajudar nessa decisão. Acompanhe!
O que é uma conta digital empresarial?
Uma conta digital empresarial é uma conta bancária voltada para pessoas jurídicas. Ela permite realizar todas as operações financeiras pela internet, seja por aplicativo ou por site. Com ela, o gestor pode:
- fazer transferências, pagamentos e recebimentos;
- emitir boletos;
- gerir o fluxo de caixa, entre outras funcionalidades.
E por que escolher uma conta dessa natureza? Quais são as vantagens de uma conta digital empresarial? Confira:
- Economia: contas digitais costumam cobrar taxas e tarifas mais baixas do que as contas tradicionais, ou até mesmo isentar alguns serviços.
- Praticidade: gerencie o dinheiro da empresa de forma rápida e fácil, pelo seu celular ou computador, a qualquer hora e lugar. Você também pode ter acesso a relatórios e extratos detalhados da sua movimentação financeira.
- Segurança: são utilizadas tecnologias avançadas de criptografia e autenticação para proteger os seus dados e as suas transações empresariais. Você também pode contar com o suporte e o atendimento on-line em caso de dúvidas ou problemas.
Está convencido de que você precisa desse recurso? Então é hora de pensar: como escolher a melhor conta digital para a minha organização?
Dicas para escolher a melhor conta digital
Agora você já sabe o que é uma conta digital empresarial e quais são as suas vantagens. Então vamos te dar algumas dicas para escolher a melhor opção para o seu negócio.
Confira!
1. Avalie as funcionalidades oferecidas
Quais são as funcionalidades mais importantes em uma conta digital empresarial? Essa pergunta não tem uma resposta certa, pois é preciso considerar as necessidades e os objetivos da sua empresa.
Por exemplo:
- Deve emitir boletos ou notas fiscais?
- Quer acesso a crédito ou a investimentos?
- Precisa integrar a sua conta com outros sistemas ou ferramentas?
- Seu negócio demanda fazer transferências internacionais ou receber em moedas estrangeiras?
Após responder a essas perguntas, é possível comparar as diferentes contas digitais disponíveis no mercado. Analise cuidadosamente quais delas atendem às suas demandas.
Isso porque as funcionalidades básicas são oferecidas por praticamente todas as fintechs e os bancos tradicionais. Portanto, lembre-se de escolher uma conta que ofereça soluções completas e personalizadas para o seu tipo de negócio.
2. Verifique as taxas e as tarifas
Você sabe como comparar as taxas e as tarifas entre diferentes contas digitais? Essa é nossa segunda dica.
Ainda que sejam mais econômicas do que as contas tradicionais, elas nem sempre são totalmente gratuitas. Podem apresentar mensalidade fixa ou cobrança por serviço utilizado, pacotes ou planos com diferentes valores e benefícios.
Por isso, faça uma pesquisa e compare as taxas e as tarifas entre as diferentes contas. Considere a frequência e o volume das suas operações financeiras, além das taxas de:
- abertura ou manutenção da conta;
- emissão de boletos ou de notas fiscais;
- transferência (TED ou DOC);
- saque;
- câmbio;
- antecipação de recebíveis e juros.
3. Considere a segurança
A terceira dica para escolher uma boa conta é considerar a segurança. Afinal, elas não estão imunes a fraudes ou ataques cibernéticos.
E quais são as medidas de segurança adotadas pelas contas digitais? Para garantir a confiabilidade e a integridade dos seus serviços, elas costumam adotar certificação digital, criptografia, firewall, token e biometria.
Além disso, sabia que você pode aprender como avaliar a segurança de uma conta digital empresarial? Para isso, verifique certificações e selos de qualidade que comprovem a sua confiabilidade e a sua credibilidade. Alguns exemplos são os certificados SSL, PCI DSS e ISO 27001, além do Selo RA1000.
Por fim, como avaliar a reputação da instituição financeira que oferece a conta digital? Veja se a fintech é autorizada e regulamentada pelo Banco Central do Brasil. É um ótimo começo.
4. Verifique a facilidade de uso
Na hora de escolher a sua ferramenta, é fundamental verificar a facilidade de uso da conta que você quer abrir. Afinal, de nada adianta ter um recurso com diversas funcionalidades e vantagens se ela for difícil de usar. Ou, pior ainda, se apresentar problemas técnicos frequentes.
E como analisar a facilidade de uso de uma conta digital empresarial? Veja algumas medidas:
- Verifique se ela é intuitiva, simples e rápida.
- Teste a interface da conta digital pelo site e pelo aplicativo.
- Veja se ela tem um design agradável e funcional, boa navegabilidade e usabilidade.
- Consulte avaliações e comentários de outros usuários nas lojas de aplicativos ou nas redes sociais.
- Ateste se ela apresenta boa velocidade de carregamento e compatibilidade com diferentes dispositivos.
5. Avalie o suporte ao cliente
Mesmo que a conta digital seja segura e fácil de usar, você pode ter dúvidas, problemas ou sugestões em algum momento. Por isso, verifique se a conta apresenta um bom atendimento ao cliente, seja por telefone, chat, e-mail ou redes sociais.
Você pode constatar:
- se o atendimento é rápido, eficiente, cordial e resolutivo;
- se tem um horário de funcionamento adequado às suas necessidades;
- e se dispõe de uma equipe qualificada e treinada para te auxiliar.
6. Considere a integração com outras ferramentas
Por fim, será que é possível integrar a conta digital com outras ferramentas que a minha empresa já utiliza? A integração é o último ponto que deve ser analisado ao escolher a conta para a sua companhia. Afinal, isso pode facilitar a sua gestão financeira e otimizar os seus processos.
Por exemplo, você pode integrar a sua conta digital com:
- ERPs;
- CRMs;
- sistemas de vendas, marketing e gestão de estoque;
- plataformas de e-commerce;
- aplicativos de delivery etc.
Para verificar possíveis integrações, consulte o site ou o aplicativo.
7. Escolha a melhor conta digital para a sua empresa
Agora você já sabe quais são as dicas para escolher a melhor conta digital empresarial. Chegou a hora de colocá-las em prática e tomar a sua decisão. Mas, se ainda está em dúvida sobre qual conta digital escolher, nós temos uma sugestão para você.
A K8 é uma conta empresarial digital completa, segura e econômica, que facilita as suas movimentações financeiras. Você pode fazer tudo pelo seu aplicativo e ainda receber um cartão K8Card. E o melhor: contar com a exclusividade de ter uma conta apenas para funcionários de empresas conveniadas.
Conheça a K8 Empresa e veja como ela pode te ajudar a ter uma gestão financeira mais eficiente e lucrativa!
Conclusão
Escolher uma conta digital empresarial para o seu negócio pode ser uma decisão inteligente e vantajosa. Ela trará economia, praticidade e segurança para as suas operações financeiras.
Mas, para isso, é preciso escolher bem a conta digital que mais se adapta a suas necessidades e seus objetivos. Por isso, siga as nossas dicas, pesquise e compare as diferentes contas digitais disponíveis no mercado.