Quem atua no varejo já está se preparando para vender no Natal. O que não faltam são estratégias e abordagens possíveis para encantar sua clientela. Ações promocionais, oferta de descontos, formas diferenciadas de pagamento… tudo é válido para impulsionar os resultados de seu negócio neste período de mercado aquecido.
E na tentativa de ajudá-lo nessa missão, preparamos um conteúdo exclusivo para exemplificar como vender mais no Natal. Falaremos sobre como organizar o posicionamento comercial de sua empresa, de como estruturar seu atendimento, sua política de descontos e muito mais. Confira!
Quais as expectativas para o Natal 2022?
Segundo revela a pesquisa MindMiners, 68% dos consumidores no país pretendem comprar presentes no Natal deste ano. Já levantamento encomendado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil, aponta para um número ainda maior, de 73%.
No âmbito das duas pesquisas, filhos, cônjuges e mães são apontados como os principais presenteados. Nessa configuração, os filhos receberão os presentes mais caros. Ainda é possível identificar que cada pessoa comprará, em média, presentes para outras três.
O ticket médio das compras de Natal deste ano deve ser de R$ 132, com 25% do público gastando entre R$ 51 e R$ 100 por compra e 21,6% gastando entre R$ 101 e R$ 200.
Vejamos, então, algumas dicas para vender mais no Natal.
Crie promoções relacionadas a data
O Natal, juntamente com o Dia das Mães e a Black Friday, são as datas do varejo de comércio mais aquecido. Por conta disso, é mais do que recomendado criar promoções explorando o apelo próprio deste período do ano.
Ofereça brindes natalinos, vale-compras, decore a sua loja, crie uma comunicação de Natal, enfim, é hora de entrar no clima dessa data tão especial. E o que não faltam são abordagens para agradar os seus clientes.
Aposte no parcelamento sem juros
As condições de pagamento pesam muito na decisão de compra dos clientes. Logo, a oferta das opções à vista mediante desconto e o parcelamento no cartão farão com que o volume de vendas aumente.
Opções menos acionadas, como ,carnê e boleto bancário, também podem ser oferecidas, desde que não represente um desafio operacional para a sua empresa. Isto é, você não deve dispender tempo e mobilizar funcionários para gerenciar o processamento desses pagamentos. Afinal, temos custos associados a essa atividade.
Ofereça um atendimento qualificado
Datas festivas, como o Natal, costumam impor desafios às ações de atendimento, sobretudo para quem atua no varejo. O volume de clientes nos pontos de venda e canais de atendimento cresce consideravelmente, assim como as demandas de pós-venda.
Frente a esse cenário, os gestores devem se antecipar aos problemas. Primeiro, é válido apostar nas contratações temporárias para a área de vendas. Assim, é possível garantir um atendimento adequado ao público e realizar vendas.
Ao mesmo tempo, é importante investir na qualificação do atendimento, sobretudo se parte dos funcionários são freelancers. Eles precisam saber lidar com situações práticas do dia a dia, além de compreender detalhes a respeito dos itens comercializados em seu negócio.
Trabalhe com descontos progressivos
Especialistas em vendas costumam dizer que a palavra desconto é intoxicante. Seu uso no âmbito do varejo é capaz de despertar o senso de oportunidade de qualquer pessoa, que mesmo sem uma necessidade urgente por adquirir determinado produto em liquidação, passa a considerar a compra.
Obviamente, temos diversas abordagens possíveis a serem utilizadas no varejo. A principal delas, certamente, é a oferta de descontos progressivos.
No caso de uma loja de vestuário, por exemplo, podemos ter uma peça com 5% de desconto, enquanto sobre a segunda e a terceira podem ser aplicados 10% e 15% respectivamente. A loja ainda pode trabalhar com o famoso “compre 4, leve 5” ou qualquer outra configuração equivalente.
Tal política de descontos pode auxiliar a vender em grande escala com pequenas margens de lucro. Ou, ainda, rotacionar o estoque e desmobilizar o investimento para a aquisição de novos produtos.
Capriche no pós-venda
Como já mencionado, as ações de atendimento são um ponto crítico para quem deseja vender mais no Natal. Isso porque o crescimento da demanda nem sempre é acompanhado de um trabalho de ,otimização da gestão do ponto de venda.
No caso do pós-vendas, especificamente, o mais comum é a existência de atrasos na apreciação dos pedidos dos clientes. A depender do volume de reclamações, a empresa pode demorar semanas ou, até mesmo, meses para oferecer uma resposta consistente.
Para que isso não ocorra e seu negócio passe a vender mais no Natal, vale começar por estabelecer uma política clara de trocas e devoluções. Sem desconsiderar o que diz o Código de Defesa do Consumidor, estipule prazos, condições e meios para que os clientes acionem sua empresa.
Feito isso, é importante oferecer um tratamento às manifestações do público. Não se esqueça que um cliente insatisfeito atendido em sua demanda pode voltar a comprar de sua empresa. Já aquele injustiçado nunca voltará a se relacionar com seu negócio, além de se tornar um detrator da marca.
E agora que você já sabe como vender mais no Natal, convidamos você a conferir mais um conteúdo publicado em nosso blog. Desta vez, falamos sobre ,como funciona um sistema para emissão de boletos.