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5 dicas para vender mais no Natal

Entenda quais são as principais abordagens que podem ser utilizadas para vender mais no Natal.

Quem atua no varejo já está se preparando para vender no Natal. O que não faltam são estratégias e abordagens possíveis para encantar sua clientela. Ações promocionais, oferta de descontos, formas diferenciadas de pagamento… tudo é válido para impulsionar os resultados de seu negócio neste período de mercado aquecido.

E na tentativa de ajudá-lo nessa missão, preparamos um conteúdo exclusivo para exemplificar como vender mais no Natal. Falaremos sobre como organizar o posicionamento comercial de sua empresa, de como estruturar seu atendimento, sua política de descontos e muito mais. Confira!

Quais as expectativas para o Natal 2022?

Segundo revela a pesquisa MindMiners, 68% dos consumidores no país pretendem comprar presentes no Natal deste ano. Já levantamento encomendado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil, aponta para um número ainda maior, de 73%.

No âmbito das duas pesquisas, filhos, cônjuges e mães são apontados como os principais presenteados. Nessa configuração, os filhos receberão os presentes mais caros. Ainda é possível identificar que cada pessoa comprará, em média, presentes para outras três.

O ticket médio das compras de Natal deste ano deve ser de R$ 132, com 25% do público gastando entre R$ 51 e R$ 100 por compra e 21,6% gastando entre R$ 101 e R$ 200.

Vejamos, então, algumas dicas para vender mais no Natal.

Crie promoções relacionadas a data

O Natal, juntamente com o Dia das Mães e a Black Friday, são as datas do varejo de comércio mais aquecido. Por conta disso, é mais do que recomendado criar promoções explorando o apelo próprio deste período do ano.

Ofereça brindes natalinos, vale-compras, decore a sua loja, crie uma comunicação de Natal, enfim, é hora de entrar no clima dessa data tão especial. E o que não faltam são abordagens para agradar os seus clientes.

Aposte no parcelamento sem juros

As condições de pagamento pesam muito na decisão de compra dos clientes. Logo, a oferta das opções à vista mediante desconto e o parcelamento no cartão farão com que o volume de vendas aumente.

Opções menos acionadas, como ,carnê e boleto bancário, também podem ser oferecidas, desde que não represente um desafio operacional para a sua empresa. Isto é, você não deve dispender tempo e mobilizar funcionários para gerenciar o processamento desses pagamentos. Afinal, temos custos associados a essa atividade.

Ofereça um atendimento qualificado

Datas festivas, como o Natal, costumam impor desafios às ações de atendimento, sobretudo para quem atua no varejo. O volume de clientes nos pontos de venda e canais de atendimento cresce consideravelmente, assim como as demandas de pós-venda.

Frente a esse cenário, os gestores devem se antecipar aos problemas. Primeiro, é válido apostar nas contratações temporárias para a área de vendas. Assim, é possível garantir um atendimento adequado ao público e realizar vendas.

Ao mesmo tempo, é importante investir na qualificação do atendimento, sobretudo se parte dos funcionários são freelancers. Eles precisam saber lidar com situações práticas do dia a dia, além de compreender detalhes a respeito dos itens comercializados em seu negócio.

Trabalhe com descontos progressivos

Especialistas em vendas costumam dizer que a palavra desconto é intoxicante. Seu uso no âmbito do varejo é capaz de despertar o senso de oportunidade de qualquer pessoa, que mesmo sem uma necessidade urgente por adquirir determinado produto em liquidação, passa a considerar a compra.

Obviamente, temos diversas abordagens possíveis a serem utilizadas no varejo. A principal delas, certamente, é a oferta de descontos progressivos.

No caso de uma loja de vestuário, por exemplo, podemos ter uma peça com 5% de desconto, enquanto sobre a segunda e a terceira podem ser aplicados 10% e 15% respectivamente. A loja ainda pode trabalhar com o famoso “compre 4, leve 5” ou qualquer outra configuração equivalente.

Tal política de descontos pode auxiliar a vender em grande escala com pequenas margens de lucro. Ou, ainda, rotacionar o estoque e desmobilizar o investimento para a aquisição de novos produtos.

Capriche no pós-venda

Como já mencionado, as ações de atendimento são um ponto crítico para quem deseja vender mais no Natal. Isso porque o crescimento da demanda nem sempre é acompanhado de um trabalho de ,otimização da gestão do ponto de venda.

No caso do pós-vendas, especificamente, o mais comum é a existência de atrasos na apreciação dos pedidos dos clientes. A depender do volume de reclamações, a empresa pode demorar semanas ou, até mesmo, meses para oferecer uma resposta consistente.

Para que isso não ocorra e seu negócio passe a vender mais no Natal, vale começar por estabelecer uma política clara de trocas e devoluções. Sem desconsiderar o que diz o Código de Defesa do Consumidor, estipule prazos, condições e meios para que os clientes acionem sua empresa.

Feito isso, é importante oferecer um tratamento às manifestações do público. Não se esqueça que um cliente insatisfeito atendido em sua demanda pode voltar a comprar de sua empresa. Já aquele injustiçado nunca voltará a se relacionar com seu negócio, além de se tornar um detrator da marca.

E agora que você já sabe como vender mais no Natal, convidamos você a conferir mais um conteúdo publicado em nosso blog. Desta vez, falamos sobre ,como funciona um sistema para emissão de boletos.

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