Como cobrar um cliente inadimplente? Essa é uma daquelas perguntas as quais gestores financeiros e demais lideranças de um negócio sempre estão em busca de respostas.
A boa notícia é que com um pouco de organização e com as estratégias certas a atividade de cobrança em seu negócio pode ocorrer de forma muito mais assertiva. Nesse sentido, vale destacar a necessidade de conhecer quais são as condutas vedadas pelo Código de Defesa do Consumidor, o famoso CDC.
Práticas como cobrança abusiva ou vexatórias são crimes. As penas estão associadas a pesadas multas e sanções.
Além disso, é fundamental estabelecer fluxos capazes de tornar a atividade de cobrança mais ágil e padronizada. Ao mesmo tempo, se faz necessário treinar o seu time de atendimento para que os colaboradores possam desempenhar seu papel dentro dos parâmetros esperados.
Continue a leitura e entenda como cobrar o cliente inadimplente do jeito certo.
O que diz a legislação sobre cobrança indevida ou vexatória?
Como vínhamos falando, o ,Código de Defesa do Consumidor protege o devedor contra ações de cobrança indevida ou vexatória. Segundo o CDC, o assédio ou a cobrança improcedente são considerados crimes. Veja o que diz o código a respeito da questão:
“Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. ”
“Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer… Pena Detenção de três meses a um ano e multa.”
A Constituição também estabelece, em seu inciso X, que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. ”
Afinal, como cobrar o cliente inadimplente do jeito certo?
Vejamos, então, como cobrar o cliente inadimplente do jeito certo.
Crie uma abordagem impessoal
A abordagem empregada nas ações de atendimento deve ser muito bem planejada, sendo que um ponto específico merece atenção: a impessoalidade. A partir desse atributo seu time de atendimento pode dispensar um tratamento cortês junto ao cliente, ao mesmo tempo em que estabelece uma comunicação clara. Dessa forma, diminuem-se as chances de ocorrência de qualquer mal-entendido e inconformidades.
Ofereça condições especiais de pagamento
Para negociar com sua base de clientes inadimplentes, é mais do que necessário oferecer condições especiais de pagamento. Afinal, se por um lado é obrigação do contratante honrar com o compromisso financeiro firmado, por outro, sua empresa não deseja amargar um prejuízo.
Pensando nisso, estabeleça descontos progressivos ou condições especiais para pagamento ao longo das tratativas firmadas. Alguns deles podem ser: parcelamento, prazo estendido para quitação do débito e descontos.
Nessa relação, a progressividade das ofertas é fundamental, pois desperta no cliente um senso de oportunidade. É como se a cada nova condição acessada fosse sua última chance de pagar o que é devido mediante um acordo diferenciado.
Conte com um sistema de gestão de cobranças
Na atividade de cobrança, a tecnologia pode e deve ser uma aliada. O gestor pode padronizar a comunicação, evitando eventuais problemas durante as tratativas, além de automatizar uma série de atividades.
Entre as principais vantagens de se utilizar esta ferramenta temos:
- agendar novas cobranças;
- ter mais controle sobre as contas a pagar e a receber;
- aumentar a lucratividade do negócio;
- dimensionar despesas fixas e variáveis.
Além disso, é possível realizar um mapeamento das cobranças, no qual é possível identificar:
- clientes com pagamentos pendentes;
- clientes com faturas em aberto, mas dentro do prazo de vencimento;
- clientes antigos com faturas fechadas;
- cobranças recorrentes;
- cobranças por tempo de atraso.
A partir desses elementos, toda a gestão financeira de seu negócio é beneficiada. Evita-se a inadimplência, otimiza-se o fluxo de caixa, além de se obter mais agilidade nos demais processos de trabalho.
E agora que você já sabe como cobrar o cliente inadimplente do jeito certo, convidamos você a conhecer as soluções da K8. ,Acesse nosso site agora mesmo e saiba mais sobre nossos serviços. Você vai se surpreender!