O gateway de pagamento é uma solução altamente qualificada para empreendedores que desejam tornar sua loja virtual mais segura. Também é importante para torná-la mais funcional para os clientes e para o seu próprio negócio.
O gateway de pagamento integra diferentes interfaces que envolvem um pagamento – dados do consumidor, adquirente e operadora de cartões. Por isso, essa ferramenta vem sendo considerada indispensável no varejo online. Por meio de seu funcionamento, as transações se tornam mais ágeis, seguras e práticas.
Para que você entenda, na prática, quais são todos esses benefícios, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema. Continue a leitura e saiba quais são os principais motivos para investir em um gateway de pagamento.
Acesso a uma solução multifuncional
Contrariando o senso comum, um ,gateway de pagamento é mais do que uma ferramenta responsável por capturar e transmitir dados de pagamento.
A partir da contratação de uma solução completa, o lojista pode centralizar a operação financeira de seu negócio em um mesmo ambiente. Assim, consegue ter maior controle sobre as transações.
Além disso, é possível explorar muitas outras funcionalidades, como a integração com diferentes métodos de pagamento e adquirentes.
Também há a possibilidade de realizar estorno de pagamentos de forma automatizada. Isso dispensa a necessidade de contato com os canais de atendimento de instituições financeiras. Esse processo pode ser bastante dispendioso, sobretudo se levarmos em conta uma escala considerável de pagamentos.
Contratação de vários adquirentes
Com um gateway de pagamentos, seu e-commerce pode operar com vários adquirentes de forma simultânea.
Para quem nunca ouviu falar no termo, os adquirentes são as empresas responsáveis por processar e liquidar as transações online.
Dessa maneira, sua empresa pode optar por priorizar um parceiro que ofereça taxas e condições especiais para pagamento parcelado ou à vista. Nesse caso, para cada condição especificada, um adquirente pode ser escolhido. Assim você pode otimizar o custo das operações financeiras realizadas por seu negócio.
Possibilidade de negociação de taxas
Empresas que contam com gateway de pagamento podem negociar taxas mais vantajosas. Esse ponto merece um destaque especial, pois à medida em que é possível estabelecer tratativas com vários adquirentes, o seu poder de barganha aumenta.
Quando falamos de um volume significativo de pagamentos, qualquer vantagem passa a ser significativa. Para uma média empresa do varejo online que fatura na casa dos milhões, um desconto de 0,5% pode representar uma vantagem financeira e tanto.
Diversificação das formas de pagamento
Quem atua no varejo online já está mais do que convencido da importância de oferecer ,opções diversificadas de pagamento.
O e-commerce que conta com muitas opções de pagamento passa a atingir um público mais amplo, captando mais clientes. Isso é um grande diferencial em um cenário econômico de grande restrição ao crédito.
Com um gateway de pagamento, além de aceitar cartão, seja à vista ou parcelado, o seu negócio ainda pode disponibilizar pagamentos por:
- Boleto bancário;
- Pix;
- Voucher online (como vale-alimentação, vale-refeição e outros cartões de benefícios) e
- Cartão de débito.
Segurança nas transações
Quando falamos em vendas online, segurança é um ponto central a ser observado, não é mesmo?
Por esse motivo o gateway de pagamento é tão estratégico. A ferramenta conta com um sistema antifraude capaz de validar os dados dos usuários junto às instituições financeiras antes de aprovar a transação.
E o melhor: todo o procedimento é feito em questão de segundos, sem comprometer a agilidade necessária para a operação.
Aumento das vendas
O gateway de pagamento tem tudo para aumentar as vendas em sua loja virtual. Para citarmos apenas um exemplo, podemos falar de uma situação bastante corriqueira no varejo online, que é a ocorrência de pagamentos negados.
O pagamento pode ser negado mesmo quando as informações prestadas pelo cliente são fidedignas e o meio de pagamento utilizado é válido. Isso é, existe saldo financeiro ou crédito para a efetivação da compra.
Nesses casos, o que costuma ocorrer é uma falha de comunicação entre a instituição financeira, o adquirente e a plataforma utilizada pelo lojista.
A incidência desse problema está diretamente associada à ausência de um gateway de pagamento. A ferramenta, afinal, é responsável por fazer uma triangulação de informações entre os agentes citados.
Logo, podemos concluir que o investimento em um gateway de pagamento vai otimizar o processamento das transações em seu e-commerce. Com isso, o índice de abandono de carrinho diminui.
Agora que você já conhece os principais benefícios relacionados a um gateway de pagamento, te convidamos a conferir mais um artigo em nosso blog. Dessa vez, o tema é: “,Conheça,, ,,os tipos de gateway de pagamento e saiba qual escolher”.