Um sistema de emissão de boleto conta com diversas funcionalidades capazes de otimizar a gestão financeira de seu negócio. No ambiente dessa ferramenta, os gestores podem realizar o acompanhamento de recebíveis, fazer a atividade de cobrança, monitorar os casos de inadimplência e mais.
Para entender o funcionamento de um sistema para emissão de boletos, convidamos você a ler o artigo que preparamos sobre o tema.
Além de explicarmos como tudo funciona, apresentaremos as cinco principais vantagens de contar com um sistema de emissão de boletos. Continue a leitura e saiba mais.
O que é um sistema de emissão de boleto?
Um sistema de emissão de boleto, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta utilizada para gerar títulos bancários.
Os documentos gerados trazem todas as informações exigidas para um boleto registrado. Eles podem ser emitidos de forma automatizada para cobranças avulsas ou recorrentes.
A maioria dos sistemas também conta com um ambiente de gestão no qual é possível emitir relatórios para acompanhar a compensação dos títulos. Também é comum haver um módulo de cobrança para enviar lembretes aos clientes sobre o vencimento dos boletos.
5 vantagens de utilizar um sistema de emissão de boleto
Vejamos, então, quais são as principais vantagens de utilizar um sistema de emissão de boleto.
- Facilidade para gerar boleto registrado
O ,boleto registrado é um padrão estabelecido pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban) desde 2018. Segundo as normativas, os documentos devem conter informações padronizadas sobre o emissor e o receptor, além de um código identificador único.
A medida representa um avanço no âmbito do sistema bancário pois permite o rastreamento dos títulos emitidos. Antes da padronização, tínhamos um cenário no qual as instituições financeiras não conseguiam ter controle eficiente sobre os documentos emitidos.
- Rapidez na liberação de pagamentos
Com um ,sistema de emissão de boleto sua empresa pode emitir todos os títulos que precisa para um período de referência. Isso acontece com agilidade, facilitando o trabalho da equipe de gestão financeira.
Dependendo da solução contratada, os documentos podem ser enviados diretamente para os clientes, de forma automatizada.
Dessa forma, a sua base de clientes receberá os títulos dentro do prazo acordado. A mesma agilidade pode ser esperada em relação aos pagamentos, que poderão ser feitos antecipadamente.
- Segurança para a empresa e cliente
Um boleto registrado dispensa a necessidade de compartilhamento de dados bancários do pagador. Porém, ainda é necessário informar algumas informações cadastrais como nome e CPF.
Na prática, isso representa uma facilidade para os processos de pagamento ao mesmo tempo em que torna mais segura a operação financeira. Afinal, é dispensada a inserção de dados considerados sigilosos nos títulos emitidos.
- Otimização da gestão financeira da empresa
Alguns sistemas de emissão de boleto também contam com módulos de gestão. Você sabe o que isso significa?
Basicamente, o usuário da ferramenta pode acompanhar a compensação dos boletos emitidos. Também pode emitir alertas de cobrança, criar relatórios por períodos de referência e monitorar os casos de inadimplência.
Estamos falando, portanto, de uma solução completa para gestão de pagamentos. O gestor pode explorar diversas funcionalidades em um mesmo sistema, e elas são indispensáveis para o bom funcionamento dos processos.
- Custos mais acessíveis
Ao contrário de outros ,meios de pagamento, o boleto bancário tem um único custo fixo em sua liquidação. Para empresas e clientes essa é uma vantagem e tanto. Os produtos e serviços podem contar com uma precificação mais acessível. Assim, é comum a oferta de descontos para quem opta por pagamento via título bancário.
As operadoras de cartão, por exemplo, cobram, em média, 1,5% sobre as transações realizadas. Além disso, a disponibilização do saldo em vendas pode demorar dias ou semanas.
Para as empresas, certamente, esse não é o melhor cenário. Afinal, além do custo da transação, os gestores podem enfrentar dificuldades de liquidez.
Depois de conferir as cinco vantagens de usar um sistema para emissão de boleto, convidamos você a acompanhar mais um conteúdo de nosso blog. Dessa vez, falamos sobre “,Gestão de cobrança: como receber em dia dos clientes?”