Blog K8

5 práticas sobre como evitar a inadimplência

Entenda como a inadimplência é uma ameaça para a saúde financeira de milhões de empresas.

Como evitar a inadimplência é uma daquelas perguntas de 1 milhão de dólares: quem souber a resposta terá tirado a sorte grande.

Afinal, estamos falando de um problema que ameaça a saúde financeira de empresas em todo o país. Sobretudo em um contexto de desemprego e crise econômica.

A boa notícia é que algumas medidas podem auxiliar os gestores a contornarem o problema ou a dirimir seus efeitos. É justamente disso que tratamos neste artigo no qual trazemos cinco dicas práticas sobre ,como evitar a inadimplência. Acompanhe.

Inadimplência em números

A inadimplência no Brasil vem atingindo patamares recordes. Segundo dados da Serasa Experian, 67,7 milhões de brasileiros estão com contas atrasadas. A marca é a maior já registrada desde o início da série histórica, iniciada em 2016.

O endividamento é puxado, principalmente, por:

  • Cartão de crédito (28,6%);
  • Contas básicas, como água, luz e gás (22,2%);
  • Empréstimos (13,7%) e
  • Varejo (12,4%).

Como evitar a inadimplência?

Vejamos, então, cinco dicas práticas sobre como evitar a inadimplência.

1. Faça um controle apurado de recebíveis

Você já deve ter ouvido aquela máxima de que somente conseguimos mudar o que conhecemos, não é mesmo?

Por isso, o primeiro passo para evitar a inadimplência é começar a fazer um controle rigoroso de seus recebíveis.

Para tanto, classifique os títulos por prazo de vencimento e estabeleça uma metodologia na qual você possa identificar facilmente os pagamentos em atraso.

Dessa forma, fica muito mais simples estruturar um processo de cobrança.

2. Estruture processos de cobrança

Toda empresa deverá lidar, em maior ou menor grau, com o problema da inadimplência. Por isso, é inevitável estabelecer um ,processo de cobrança bem estruturado.

Para gestores que ainda não tem familiaridade com essa atividade, é importante frisar que a cobrança tem início antes mesmo do vencimento do título. Isso é, o trabalho começa com envio de lembretes sobre o prazo para pagamento.

Constada a inadimplência, a equipe deve dar seguimento às tratativas informando o cliente sobre o débito. Também deve indicar quais são as condições para a quitação.

Nesse momento, vale ainda apresentar quais são os custos associados ao atraso especificados em contrato, como juros por mora e multa.

Essa iniciativa pode ainda ser seguida por negociações via telefone. Há também a opção por cobranças extrajudiciais e envio dos dados do cliente para os órgãos de proteção de crédito.

3. Qualifique o relacionamento com o cliente

Obviamente, nenhuma empresa deseja cobrar judicialmente ou, até mesmo, extrajudicialmente seus clientes inadimplentes. Afinal, estamos falando de processos dispendiosos e que costumam levar tempo.

Para que isso não ocorra é preciso qualificar o relacionamento junto ao seu público.

Comece por realizar um trabalho assertivo de atendimento. No momento de fechamento do contrato, por exemplo, identifique qual a melhor data para vencimento da fatura junto ao cliente.

No gerenciamento da atividade de cobrança, certifique-se de que o envio de lembretes foi disparado para os canais mais adequados. Se possível, anexe às mensagens o código de barras ou boleto da fatura.

Na fase de negociações junto aos inadimplentes, ofereça condições especiais para quitação dos débitos de forma progressiva. Isso é, a cada novo contato, apresente uma nova vantagem na tentativa de despertar o senso de oportunidade do devedor.

4. Incentive o pagamento via cartão de crédito

O pagamento feito via cartão de crédito representa uma grande vantagem para as empresas.

Mesmo que o cliente não honre o compromisso firmado junto ao banco, o valor correspondente à venda será creditado em favor de seu negócio. Em termos práticos, estamos falando do fim da inadimplência.

5. Faça da tecnologia uma aliada

Para as principais sugestões apresentadas até aqui, a tecnologia pode e será uma verdadeira aliada de seu negócio. Sobretudo quando o assunto é cobrança.

A K8, por exemplo, conta com uma plataforma própria para esse fim. Em nosso sistema, você pode centralizar todas as informações sobre cobranças em um mesmo ambiente, no qual é possível:

  • Gerenciar cobranças via PIX, cartão de crédito, boleto e link de pagamento;
  • Gerar relatórios completos de todas as operações geradas, pagas e a pagar;
  • Gerar cobranças recorrentes e programas de assinaturas;
  • Transferir seus pagamentos para qualquer banco ou diretamente para a K8Conta Digital.

Ficou interessado? Acesse nosso site agora mesmo e ,solicite um teste gratuito em nossa plataforma.

Artigos Recentes

Fale com um especialista e transforme seu negócio.

Receba contato de um especialista K8, saiba quais soluções vão melhor lhe atender.